segunda-feira, 27 de abril de 2015

Holanda - Amsterdam

Amsterdã é uma cidade encantadora, destino com uma arquitetura de tirar o fôlego, ruas cortadas por ciclovias, canais e diversas pontes. As ruas lotadas de turista cria um clima muito descontraído com bicicletas cortando a cidade por todos os lados.
Ficamos 3 dias na cidade e conseguimos conhecer vários locais , mas tivemos que abrir mão de algumas coisas, dentre elas os museus, mas foi suficiente para rodar na cidade sem pressa.

Se você pretende viajar para Holanda sugiro ler o blog com a melhor fonte de informações sobre Amsterdam, feito por um brasileiro que mora lá e da dicas muito interessante e possibilita compra de alguns ingressos evitando que você fique na fila. (Blog Ducs Amsterdam).

Se locomover em Amsterdam é muito fácil, pois a cidade possui diversas linhas de ônibus, um modelo sobre trilhos (VLT) e  o Ticket é comprado direto no ônibus  com validade de 1h, 24hs ou 48hs .  A diferença do transporte local é que o ticket deve ser validado na entrada e na saída,deve ser feito Check In e Check Out. Se você não quer pedalar pela cidade, esta é a melhor forma de conhecer Amsterdam.




O que fazer em Amsterdam;

A Casa de Anne Frank – os horrores da Segunda Guerra podem ser vistos e sentidos durante a visita à casa de Anne Frank.  A dica é comprar o ingresso pela internet para não enfrentar filas no local, pois a visita é muito concorrida, se o tempo na cidade é curto pode perder muito tempo na fila.



Museu Casa barco – Fica próximo a Casa Ana Frank é vale conhecer  para saber como é o estilo de vida dos holandeses que vivem dentro do barco nos canais de Amsterdam.


 Caminhar pelas ruas do Bairro Jordam – O bairro mais charmoso de Amsterdam com diversas lojas, cafés, lojas de art  decor, galerias de arte. Vale caminhar ou pedalar pelas ruas do bairro.






Vondelpark –famoso parque de Amsterdã com muita área verde e  lagos, ótimo para passear no final de tarde e tomar um café.




Praça Dam – Na praça  Dam Square fica o Palácio Real, o Bijenkorf (shopping de grifes de luxo),Nieuwe Kerke e o Museu Madame Tussaud's.





Bairro da Luz Vermelha (Red Light District)  Uma área onde prostitutas oferecem seus serviços legalmente dentro de pequenas vitrines iluminadas com a luz vermelha.





Passeios de Barco – Tem duração de 75 minutos , é uma excelente pedida para quem deseja conhecer Amsterdã  percorrendo alguns dos principais pontos da cidade.










Rijksmuseum –  considerado um dos melhores museus da Europa que  uma enorme coleção de artistas holandeses, entre eles Rembrandt e Vermeer. Neste local fica a famosa placa " I am Amsterdam". Não pense que é fácil tirar a foto sem ninguém, para conseguir fazer esta foto chegamos antes das 8hs no museu..não tinha ninguém.



Heineken Experience – você é fã da cervejaria ? Ingresso é caro e o visitante pode degustar 2 tulipas de cerveja.

Madame Tussauds – famoso museu das estátuas de cera  de  artistas de cinema, políticos e personalidades das mais diversas áreas.

Leidseplein - a praça é rodeada de bares e restaurantes , ótima opção para uma baladinha noturna.

Museumplein (Praça dos Museus) – localizada entre os museus Van Gogh e Rijks, próxima ao museu Stedelijk e à casa de espetáculos Concertgebouw.

Albert Cuyp Market - esta é a maior feira a céu aberto de Amsterdã .  O mercado está aberto de segunda a sábado, geralmente entre às 09:00 e pouco antes das 18:00. O melhor é chegar de bicicleta, estacioná-la e percorrê-lo a pé.

Van Gogh –Reserve pelo menos uma hora para conhecer e apreciar os diversos ambientes do local .

Você não pode deixar de conhecer a Patisserie Kuyt, ( endereço: Utrechtsestraat 109-111, 1017, VL Amsterdam, Holanda), ótimo local para tomar café e experimentar a melhor torta de maçã de Amsterdam.


A cidade possui diversos atrativos, muita coisa para ver e fazer, aproveite cada cantinho da cidade, caminhe pelas ruas, pedale, faça passeio de barco pelos canais e não fique preso aos roteiros convencionais .










quarta-feira, 22 de abril de 2015

Holanda - Keukenhof / Parque das Tulipas

Acordamos bem cedo , era manhã de primavera mas o termômetro do carro marcava 8 graus e quando chegamos o parque estava coberto por uma névoa densa, fazia frio e começou a chover.  Em dado momento começou a bater uma tristeza , mas antes de sair do hotel havia consultado a previsão do tempo que indicava que a partir das 10:30hs  começava a melhorar. Você deve esta se perguntando, como assim começa a melhorar após as 10:30hs????
Pois é meus amigos, funciona assim; O site http://www.weather.com/   indica a previsão do dia, 5 e 10 dias. Existe uma opção que você pode ver a previsão do dia de hora em hora, ou seja , ele traz atualizado como será a previsão a cada hora. E você não vai acreditar mas funciona. 
Sempre  antes de sair o hotel fazia a programação dos locais avaliando a previsão. Se de manhã a indicação era de chuva mudávamos nosso programação para fazer alguma coisa em local fechado como; museu, passeio de barco, etc. Se o tempo estava bom, atividades ao ar livre.
Veja no exemplo abaixo a tarde será com sol entre nuvens, mas a partir das 7hs o tempo abre com sol brilhando,indicando tempo claro , bom para fotos e provavelmente por do sol.
Quando abre o parque?
Keukenhof, também conhecida como o Jardim da Europa, situada perto de Lisse, nos Países Baixos, é o maior jardim de flores do mundo.
O parque abre somente durante a primavera  e não existe uma data exata, vai depender do fim do inverno, mas em tese a estação começa em março e vai até meados de maio.
A melhor  época para visitação é a partir da segunda quinzena de abril, neste período boa parte dos campos estão coberto por tulipas coloridas  dando muito charme ao lugar.
Como chegar ao Keukenhof - Ticket + viagem
A partir do Schiphol Plaza:
Ônibus linha  858 saindo  Schiphol Plaza. O ponto de partida esta a esquerda do ponto de chegada 4. Você esta a  35 minutos de  Keukenhof. O último ônibus volta para o Schiphol (19.47 uur).
A partir  Leiden Centraal Station:
Ônibus linha  854 saindo a partir da estação de ônibus de  Leiden CS (Central Station) . Você está a 25 minutos de  Keukenhof. O último  ônibus  volta para Leiden partindo  as 19:51h.

A partir de  Amsterdam:

A partir da  Leidseplein/Museumplein pegue  onibus com conexao  de numero 197   na direcao do Schiphol. No  Schiphol faca a troca na direcao para  Keukenhof Express (numero da linha  858) para  Keukenhof.


A partir de Haarlem:
Ônibus número  50  na direção de Lisse . Em Lisse desça  no ponto de nome  Vreewijk.  A partir desse ponto ande por  15 minutos para  a entrada principal  do parque.
















domingo, 19 de abril de 2015

Holanda - Zaanse Schans

 Zaanse Schans é uma pequena cidade próximo a Amsterdam que possui  um conjunto de atrações e moinhos de vento abertos para visita , lojinhas de queijos e suvenires, uma mini-fábrica de tamancos de madeira o museu de relógios.

Nesta a área é possível ver  casas autênticas holandesas, uma  fazenda leiteira, uma antiga mercearia, demostrações de fabricação de tamancos de madeira , fábrica de queijo e alguns típicos moinhos.
Você não pode deixar de ir na fábrica de queijo e provar todos os sabores, pois são deliciosos e você não vai conseguir sair de lá sem comprar uma peça.

Em uma das lojas de suvenires vende o maravilhoso e típico doce Holandês, não deixa de provar o stroopwafel.  É a receita mais antiga da Holanda , existe a vários séculos. É um biscoito com massa artesanal de Waffle recheada com caramelo especial, quando feito na hora quentinho é simplesmente MARAVILHOSOOOOO....