domingo, 27 de novembro de 2016

National Parkverwaltung Berchtesgaden

Esse belíssimo lugar fica na região de Berchtesgadener na Bavária, às margens do Lago Konigsee, bem próximo a Austria. Para ir de Salburg pra lá, basta pegar a estrada B305 e em cerca de 30 minutos chega-se ao Parque Nacional de Berchtesgadener.

Com Alpes como pano de fundo e um tom de verde incrível que domina a paisagem, parece cenário de filme.  Chegando no parque, vá direto para a bilheteria que vende o ticket para o passeio de barco, uma das principais atrações ,  passeio imperdível. 

No centro de informações ao turista encontra-se todas as informações ao visitante sobre as atividades disponíveis. 

A visão do lago é inacreditável , com a embarcação avançando lentamente pelas águas envoltas pelas montanhas do Massivo de Watzmann, árvores e pinheiros.
Num determinado ponto o barco para e um tocador de trompete faz uma exibição
na janela para mostrar o efeito do eco naquela área. 




Depois continuamos seguindo até desembarcar em frente da Igreja de São Bartolomeu.  Só é possível chegar  através de barco . 




Outra grande atração do parque é o teleférico Jennerseilbahnque, que sobe a 1.800 metros. 

Fato curioso a respeito desse lugar  é que foi a antiga residência de férias de Hitler a partir de 1923, conhecida popularmente como “Ninho da águia”. 

Retornando ao estacionamento existe um rota cênica, uma estrada linda que leva até um ponto bem alto da cidade com vários mirantes para apreciar a região. Vale muito fazer este circuito de carro.




Esse parque nacional foi aberto em 1978 e em 1990 foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco. Este foi sem dúvida um dos pontos altos de nossa viagem à Bavária.









domingo, 20 de novembro de 2016

Hallstatt e Obertraun

De Salzburgo é possível fazer um bate volta em Hallstatt. Sabe aquele cidade que parece cenário de conto de fadas? Ela existe e chama  Hallstatt. Uma pequena cidade na Áustria, cravada entre as montanhas e o Lago Hallstatter See,  declarada Patrimônio Histórico da Unesco.
Nesta cidade  abriga a mina de sal mais antiga do mundo.

Quando ir:
 A melhor época para conhecer Hallstatt é entre Abril e Outubro, época em que é possível fazer inúmeros passeios, a temperatura é agradável, e o sol se põe bem mais tarde! Durante o inverno, a maioria dos hotéis e atrações fecham. ( Mín 6º e Máx 17º). A cidade é de fato bem pequenina sendo possível cruzar toda sua extensão a pé em cerca de 15 a 20 minutos.

Há possibilidade de chegar por transporte público, mas, o ideal é alugar um carro em Salzburg conduzindo pelas maravilhosas estradas da província, com belos lagos e muita área verde. No local, é bem simples de estacionar, pois há 3 estacionamentos bem defronte as duas entradas. O o tráfego de veículos dentro do vilarejo é proibido durante o dia, salvo para moradores, automóveis oficiais e vans de transfer dos poucos hotéis.  Próximo a pracinha é possível alugar barcos elétricos e navegar pelo belíssimo lago Hallstäter.







Outra opção é conhecer a mina de sal Salz Welten, não fizemos o passeio a mina , mas aproveitamos para subir no funiculare até o topo da montanha para ter a bela vista da cidade e do lago. Vale muito a pena o passeio.

Salz Welten é a Mina de Sal mais antiga do mundo e uma das principais atrações da cidade. A mina era considerada do ano de 1.500 a.C. Até que, recentemente, encontraram artefato datado de 5.000 a.C., daí, passou a ser considerada a mina de sal mais antiga do mundo, com aproximadamente 7.000 anos.  As visitas são guiadas e partem em horários pré-determinados. Prepare-se para ficar em torno de 3 horas no local .
Existe um  mirante com uma vista  maravilhosa que permite ver as montanhas com seus picos nevados, o lago e Hallstatt .







Obertraun

Cidade próximo a Hallstatt  que possui a famosa  plataforma de observação: o 5 Finger (5 dedos). A montanha abre de 01.05 até 26/10, diariamente das 9:00-16:00. Esta é a plataforma de observação mais espetacular dos Alpes. Ela fica a 2034 metros de altura na montanha Krippenstein, e a plataforma  se projeta como uma mão onde os visitantes caminham por um chão de vidro transparente até as pontas de seus “dedos”. Estes “dedos” ficam no ar sem apoio nenhum. Pura adrenalina!

Para chegar até esta incrível plataforma, o visitante sobe por um teleférico até o topo da montanha. De lá, caminha por uma trilha maravilhosa por 20 minutos até a plataforma. A trilha também oferece paisagens de tirar o fôlego de todo o lago de Hallstatt. Esta montanha oferece outros entretenimentos, como a Caverna de Gelo (Eishöhle), Caverna Mamute (Mammuthöhle) e o Koppenbrüllerhöhle, uma incrível caverna que é Patrimônio da UNESCO. Os ingressos podem ser combinados com as outras atrações do local e custam à partir de 27,00 a 40,00 euros por adultos e 15,00 a 23,00 euros para crianças. O teleférico que sobe até lá fica na cidadezinha de Obertraun am Hallstättersee.

Na época que fomos conhecer tivemos a sorte de ver o pico nevado, ventava muito mais valeu a experiência de caminhar sobre a neve.






Salzburgo

Iniciamos nossa viagem por  Salzburgo, palco da inesquecível história A Noviça Rebelde, inclua mais um dia no roteiro para conhecer um dos parques mais famosos da Alemanha, apenas 20km de Salzburgo está Berchtesgaden, o "ninho da águia", refúgio de Hitler nas montanhas do Tirol.  Apesar de ser um lugar onde Hitler passava férias o parque é lindo e vale muito conhecer o local.
Salzburgo é a cidade natal do Mozart e foi cenário do filme A Noviça Rebelde. É um lugar apaixonante que reúne lindas construções históricas e uma natureza exuberante. Para conhecer a cidade pode optar pelo Salzburg Card para acessar gratuitamente as atrações e utilizar o transporte público da cidade sem pagar nada. ( http://www.salzburg.info/en/sights/top10).



Ao chegar na estação ferroviária tem um guichê de informações turísticas que funciona maravilhosamente bem. Retira o mapa da cidade com a explicação dos principais pontos turísticos e a funcionária oferece um cartão de 22 euros que dá direito a visita dos principais pontos de interesse da cidade por 24 horas. Perfeito, assim, não é preciso perder tempo com filas, além do cartão incluir passe livre de ônibus pela cidade. 

Uma excelente opção é alugar um carro. A vantagem é poder explorar com calma não só as várias atrações da região - como o distrito dos lagos, mas também pequenas cidades entre Salzburgo e outras metrópoles. Dois exemplos: no caminho para Viena, faça paradas no vale do Danúbio, em Wachau.

Antes de cruzar a fronteira para Áustria é obrigatório comprar um ticket que deverá ser colado no para brisa durante o período que vai ficar na Áustria. Na foto abaixo é possível identificar a cabine, mapa da fronteira e o selo que deverá ser comprado.
No GPS deve incluir como destino (Sticker toll for austra, Bad Reichenhall, Alemanha), local de parada para compra. Neste local possui posto de Gasolina e Mac Donalds.

Vignette - selo que você cola no parabrisa do carro que custa 8,50 euros para poder trafegar nas autobahns. Pode ser comprado em qualquer posto de gasolina.
Atenção as placas - Vignetten Verkauf para compra do Ticket.




Nosso Roteiro em Salzburgo

·         Mirabell Palace

Esse palácio tem uma história densa. Foi construído pelo arcebispo Wolf Dietrich que não conseguiu levar a fundo o celibato. Teve um relacionamento com Salome Alt com quem teve dez filhos e mandou erguer o palácio que se chamava Altenau para ela. Isso não era segredo para ninguém. Mas, a igreja católica não aceitou esse relacionamento. O príncipe foi atacado e teve que fugir da cidade. Pouco tempo depois, foi capturado e permaneceu prisioneiro na fortaleza por seis anos, até sua morte. Para tentar apagar essa história, o nome do palácio foi mudado para Mirabell.  
O Palácio Mirabell e seus jardins ficam na Cidade Nova, do outro lado do rio e são a principal atração dessa parte da cidade. Andando uma quadra se chega a rua Linzergasse, que antigamente era uma via de saída da cidade e agora é uma rua de pedestres onde fica a Igreja de São Sebastião.  Endereço: Mirabellplatz 4, 5020 Salzburg, Áustria





·         Casa De Mozart

Mozart Wohnhaus. Em frente à Mirabel Platz está localizada a casa que o grande pianista Wolfgang Amadeus Mozart morou e que virou um museu. Tem uma pracinha bem charmosa na frente e vale a pena visitar.





·         A RUA GETREIDEGASSE

A rua onde Mozart nasceu é a principal do centro histórico de Salzburg. Movimentada, cheia de lojas, restaurantes, hotéis e o ponto por onde mais circulam os visitantes da cidade. CURIOSIDADE: são muitos os letreiros de lojas em ferro e alguns até são folheados em ouro. Dizem que tiveram origem na Idade Média, quando muitas pessoas não sabiam ler e uma linguagem simbólica era importante na comunicação. 






·         CATEDRAL DE SALZBURG

A Catedral de Salzburgo, edifício barroco do século XVII situado no centro da cidade, foi designado ao estilo italiano. Catedral onde foi Batizado Mozart.
Endereço: Domplatz 1a, 5020 Salzburg, Áustria / Início da construção: 1614 /Altura: 33 m / Inauguração: 1628



·         Fortaleza de Hohensalzburg

A Fortaleza de Hohensalzburg é um castelo localizado na cidade de Salzburgo, Áustria, no topo do Festungsberg. Com um comprimento de 250 metros e uma largura de 150 metros, é um dos maiores castelos medievais na Europa. 

Sua construção foi iniciada em 1077 pelo arcebispo Gebhardt von Helffenstein. Mais tarde, em 1495 foi a vez do príncipe Leonhard von Keutschach reformar e ampliar a construção. Apesar de muitos móveis terem sido roubados por Napoleão, os próprios cômodos permanecem em estado notável. Os apartamentos dos príncipes medievais ornamentados do Museu da Fortaleza são um destaque, assim como a vista maravilhosa da cidade e dos Alpes.

Para facilitar o acesso tem um funicular que auxilia num bom trecho da subida. O bilhete de ingresso dá direito de subir e descer no funicular, visitar o interior do castelo com um audio guia, o Museu do Forte, o Museu de Marionetes e o Museu do Regimento Rainer. Vale subir até o castelo pois, além da visita em si, o visual que se tem lá do alto é maravilhoso: a cidade com suas cúpulas, o rio e as montanhas nevadas ao longe. 

Na descida do funicular se passa pela Kapitel-Platz que fica ao lado da catedral. Ali uma enorme bola dourada atrai o olhar de quem passa. No topo da bola, um homem que olha fixamente em direção a montanha à procura de uma mulher. A obra se chama Sphaera e é assinada por Stephan Balkenhos, faz parte do  Kunstprojekt Salzburg 2006. (Endereço: Mönchsberg 34, 5020 Salzburg, Áustria).



Onde Comer:
A grande dica de Salzbugo é jantar no restaurante Sr. Peter, considerado o mais antigo do Mundo, datado de 803. O local mais interessante para sentar é na sala - Innenhof
Endereço - St. Peter Bezirk 1/4 - 5020




Separe 3 noites em Salzburgo para conhecer a cidade e os locais mais próximos, como; Hallstatt ,  Obertraun e o parque Berchtesgaden. Sobre este 3 lugares iremos falar em detalhes nas próximas postagens. 




Outras opções de passeio próximo a Salzburgo. Estas não fui pois não tivemos tempo.

Eisriesenwelt - A maior Caverna de Gelo do Mundo

A maior caverna de gelo do mundo  fica em Werfen na Áustria. A formação de gelo dentro dela é variável e ocorre devido às diferenças de temperaturas do interior para o exterior, e na primavera, com o degelo e choque térmico, formam-se estruturas congeladas ESPETACULARES!
A sua visitação ocorre apenas de Maio a Outubro de 8h às 15h . Pare o carro no estacionamento e comece a subida pela montanha até o teleférico e depois dele levam uns 20 minutos de caminhada até a entrada caverna. ( OBS: 740 degraus ).



quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Ettal - Palácio Linderhof e Abadia Beneditina

Após passar o dia visitando o castelo do sonhos na Alemanha, programamos o GPS direção ao Palácio Linderhof (Schloss Linderhof), um palácio real na Alemanha, construído entre 1869 e 1878, localizado nas proximidades de Oberammergau e da Abadia de Ettal, no sudoeste da Baviera. 

Após algumas horas de viagem chegamos na Abadia Beneditina, conhecemos, fizemos algumas fotos, local muito bonito , mas não conseguimos chegar a tempo para visita ao Palácio, pois horário de visita encerrava as 18hs. Mesmo não sendo possível visitar escrevi o post sobre o local, pois vale incluir no roteiro. 

Visita Palácio Linderhof

O quarto de Luís XIV de França, usado para dar a sua primeira e última audiência do dia, desempenhava uma parte importante no cerimonial deste monarca absoluto. Deste modo, o

quarto é a maior câmara do Palácio Linderhof. A sua orientação para norte, no entanto, é a completa negação do significado simbólico do quarto de Versailles, mostrando a auto-imagem de Luís II como um "Rei-Noite".

Os jardins que rodeiam o Palácio Linderhof são considerados uma das mais belas criações na
história do desenho de jardins. O parque combina elementos formais do estilo barroco ou de
jardins do renascimento italiano, com secções paisagísticas semelhantes ao Jardim Inglês.

O palácio está rodeado por jardins formais subdivididos em cinco secções. Estas subdivisões
estão decoradas com esculturas alegóricas dos continentes, das estações e dos elementos: 

A parte norte é caracterizada por uma cascata de trinta degraus de mármore. O fundo da cascata
é formada pela fonte de Neptuno, e no topo existe um Pavilhão de Música;

O centro do parterre ocidental é formado por um tanque com com a figura dourada da "Fama". A
oeste existe um pavilhão com o busto de Luís XIV. Em frente deste vê-se uma fonte com a
escultura dourada do "Amor com golfinhos". O vaso está decorado com quatro vasos de
majólica;

Gruta de Vénus - O edifício é totalmente artificial e foi construído para o Rei como uma ilustração do primeiro acto do Tannhäuser, de Wagner. Luís II gostava de ser passeado pelo lago no seu barco-concha dourado mas, ao mesmo tempo, queria a sua própria "gruta azul de Capri". Deste modo, foram instalados 24 dínamos e, já no tempo de Luís II, era possível iluminar a grutas com cores que se iam alterando


Abadia Beneditina

Na cidade onde fica localizado o Palácio, Ettal é possível visitar  abadia Benedina, fundada
pelo imperador Ludovico IV em 1.330 e vem acompanhada de um conjunto, formado também
pela Igreja da Virgem Maria e por um convento. O conjunto é um dos maiores destaques dessa
região. O interior da Abadia é imponente e surpreende com a sua decoração.

Endereço: Kaiser-Ludwig-Platz 1, 82488 Ettal, Alemanha








quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A caminho de Salzburgo - Castelo de Neuschwanstein


A caminho de Salzburgo





 

Castelo de Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha
Endereço -Neuschwansteinstraße 20, 87645 Schwangau, Alemanha. (Coordenadas: 47º 33' 34″ N, 10º 44' 58″ E).

 


Neuschwanstein é a principal atração turística da Alemanha (com cerca de 1,4 milhões de visitantes ao ano) foi a inspiração de Walt Disney para sua terra encantada. Um dos lugares mais lindos e impressionantes que você pode visitar na vida.

Na fronteira com a Áustria, com visão para os Alpes, pertinho da cidade de Fussen, fica o Neuschwanstein, que apesar de parecer um pintura com dezenas de postagens no Instagram confirmamos que existe na vida real. Construído pelo Rei Ludwing II  em 1869, o castelo não foi completamente terminado devido a morte do Rei em 1886. Sem seu principal morador, o castelo foi aberto ao público para visitação alguns meses depois. A impressão que se tem mesmo lá é de estar num cenário de um conto de fadas. É tão lindo e bem conservado que parece quase irreal.

O projeto majestoso previa 360 cômodos, mas só 14 foram totalmente finalizados, e são alguns deles que é possível visitar internamente. Infelizmente, não se pode tirar fotos nem fazer vídeos lá de dentro, mas o interior, mesmo incompleto consegue também ser impressionante. 

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein e Hohenschwangau


O percurso mais comum é via Munique, num bate e volta de um dia da cidade. Fussen e Hohenschwangau, as cidades base para visitar os castelos ficam a cerca de 131 km de Munique e podem ser acessadas via carro ou trem, sendo essa última a opção mais comum para os turistas que estão na cidade.

Uma vez em Hohenschwangau dá para começar a sua visita, que pode ser só pela parte de fora dos castelos ou fazendo a visita completa, que inclui tours guiados dentro dos castelos. Para parte de fora de ambos não paga-se nada, apenas para entrar e visitas os cômodos. Os ingressos para fazer o tour dentro dos castelos podem ser comprados no próprio Ticketcenter (loja de venda de ticktes) de Hohenschwangau na hora.

Dica importante tanto para quem só quer ver a parte de fora dos castelos, como a parte de dentro, é considerar um tempo para chegar até a entrada de ambos. No caso do Castelo deHohenschwangau, o mais antigo, a caminhada é leve, numa subida tranquila, com direito a escadas e rampas, que dá no máximo uns 15 minutos caminhando bem devagar. Quem tiver problemas de locomoção há uma charrete paga perto do Ticketcenter que sobe até o castelo.

Já no caso do Neuschwanstein, que ficano alto da montanha, a caminhada é mais pesada pois é ladeira inclinada 100% do tempo até a entrada do castelo. Em geral, leva-se caminhando até lá de 30 a 40 minutos, mas quem não puder ir andando, existem outras opções.

 

Opções de como chegar ao castelo:

Charretes: Funciona o ano todo e custa 6 euros para subir e 3 euros para descer. A saída ocorre logo um pouco acima do Ticketcenter e geralmente há grandes filas.


Ônibus: Tende ser a melhor opção para quem não quer ir a pé, seja pela rapidez seja pelo valor (1,80 euro para subir e 1 euro para descer). O problema é que o ônibus só funciona com o tempo bom, então no inverno ou qualquer época que tenha neve na estrada o ônibus simplesmente não funciona.

 

De onde ter as melhores vistas: Marienbrücke


No Neuschwanstein, tanto para quem faz o tour ou não, a vista mais bonita do castelo é da Marienbrücke, uma ponte no meio do vale, com uma vista realmente perfeita do castelo. Para quem tem medo de altura a ponte dá uma certa “tremedera” mas vale a pena

Para quem está subindo para a entrada principal do Neuschwanstein a pé ou de charrete, a Marienbrücke fica a direita, com direito a descidas e mais subidas. Considere mais uns 10/15 minutos de caminhada.

Dicas importantes

  • Devido a tanta “andação” vá com sapatos bem confortáveis, de preferência ideais para caminhada. No inverno não bobeie: sapatos impermeáveis e com sola de borracha são essenciais.
  • Para comer há poucos cafés e restaurantes no vilarejo de Hohenschwangau e há uma lanchonete/cervejaria no meio da subida para o Neuschwanstein, por isso, se puder trazer um lanchinho e algo para beber desde Munique vale a pena.
  • Se quiser fazer o tour sem multidões, não saia de Munique mais tarde do que 9h da manhã para dar tempo de fazer tudo com calma e tirar as milhares de fotos que o lugar merece. Se sair mais tarde, vai ser “aquela correria”.
  • Seguindo até o final da rua principal do vilarejo de Hohenschwangau, passando o castelo de mesmo nome, fica um lindo lago com vistas de tirar o fôlego dos Alpes austríacos. Do alto de Neuschwanstein é possível vê-lo, mas as vistas lá embaixo conseguem ser ainda mais bonitas.












Munique

Em Outubro/16 inciamos nosso tour pela Europa, passando pelas cidades de Munique, indo direção a Austria paramos na cidade  Schwangau para conhecer o castelo  Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha, seguimos para  Áustria e  Hungria.

Nossa primeira parada foi em Munique e para minha surpresa fiquei impressionado com a receptivdade do povo alemão, simpáticos, dispostos a dar informações, conversar e sem barreiras para lingua inglesa. Frequentar bares e restaurantes , locais públicos fomos muito bem recebidos, garçons em restauranes sempre com bom humor. 

Através do site tour realizado em Munique fiquei impressionado com os horrores da guerra do período Nazista, fato que não é orgulho para o Povo Alemão, nosso guia explicava que os alemães não gostam de ser assossiados a este período da história e se alguma pessoa, seja nacionalidade alemã ou estrageiro for pego fazeendo a saudação Nazista será punido com multa e cadeia. "Então não faça isso nem brincando".

Como Cicular em Munique:


Como pegar o metrô/trem do aeroporto ao hotel
Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).)

Compre o passe Partner Day-Ticket (entire network): Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas  Valor: 20 euros.  ( saídas – 11:51, 12:04, 12:11 )

Para achar o metro há placas em vários lugares dentro do aeroporto. Procure pelos símbolos 

SBahn e siga-os .  O hotel fica a 500m da estação München Donnersbergerbrücke.
O sistema de transporte público em Munique funciona por uma identificação de letras e números. As estações que começam com U correspondem às estações da U-Bahn, as que começam com S correspondem às estações da S-Bahn e as estações que apenas possuem números dentro dos quadrados correspondem ao bonde elétrico (tram).

OBS: Não existe catracas nas estações de trem, metro e mesmo dentro dos bondes elétricos. Porém, não tente dar uma de esperto e tentar usar o sistema sem estar portanto um bilhete válido pois se você for pego a multa é bem alta. Depois de comprado o bilhete você deve validá-lo nas máquinas azuis que estão disponíveis em todas as estações da S-bahn e U-bahn e também nos pontos do bonde elétrico (tram). Sem o bilhete validado, não é possível saber a partir de onde você começou a usar o transporte (o valor depende da distância percorrida)

Como Comprar o Bilhete do Transporte Público em Munique

Há uma grande variedade de bilhetes de transporte público e você deve encontrar aquele que será mais adequado ao que pretende fazer, quantos dias irá ficar na cidade, quais atrações irá visitar etc. O bilhete para o transporte público em Munique pode ser comprado nas diversas máquinas que ficam espalhadas pelas estações da S-Bahn e U-Bahn e também nas paradas dos trams.

Abaixo você encontra os principais tipos de bilhete do transporte público em Munique e o preço de cada um deles (preços de Maio/2015):
– Single Trip (Einzelne Fahrten): o bilhete single trip é válido para quem deseja usar o transporte público em Munique de vez em quando, ou seja, para quem irá visitar grande parte das atrações da cidade a pé ou vai ficar pouco tempo na cidade. Há dois dois de single trip: Single Ticket e o Stripe Ticket.

Single Ticket: o single ticket, como o próprio nome já fiz, é um bilhete único válido para apenas uma viagem, ou seja, para fazer um trajeto de ida e volta você precisará de dois single ticket. O single ticket é válido por zona (Munique tem 4 zonas) e você define a zona na hora da compra do seu bilhete. Você fará grande parte das atrações dentro dos limites da zona 1 (mostrado no mapa acima) e irá sair da zona apenas quando for para se locomover de/para o Aeroporto de Munique. O valor para as viagens dentro da Zona 1 custa 2,70 Euros.

Stripe Ticket: o stripe ticket é um cartela com diversos tickets (vamos chamá-los de tiras) que é mais flexível. Diferentemente do single ticket, você não precisa definir a zona em que irá usar o bilhete, mas você deve usar a quantidade de tiras de acordo com a zona. Por exemplo, para viagens dentro da zona 1 você precisará de 2 tiras. A cada mudança de zona você deve adicionar mais 2 tiras. Por exemplo, para uma viagem entre as zonas 1 e 2, você irá usar 4 tiras. Como dissemos anteriormente, dificilmente você irá ultrapassar a zona 1, usando regularmente 2 tiras. Pode parecer confuso, mas uma grande vantagem do stripe ticket é que ele possui um modo de short trip. Caso você ande até 2 estações da S-bahn e U-Bahn ou 4 pontos do bonde elétrico (tram) você não precisa de 2 tiras, mas apenas de 1 tira. O valor para 2 tiras é de 2,60 Euros.
Obs: lembre-se de validar o seu bilhete antes de embarcar. Se estiver usando os bilhetes stripe ticket, valide a quantidade de tiras necessárias para realizar o seu trajeto.


– Day Ticket (Tageskarten): o bilhete day ticket é válido para quem deseja simplificar e usar apenas um bilhete para uma determinada quantidade de dias. Apesar de facilitar bastante as coisas, você deve usar bastante o transporte público em Munique neste período para que esta modalidade compense. O bilhete ilimitado para 1 dia custa 6,20 Euros e para 3 dias custa 15,50 Euros. Estes preços são válidos para quem irá realizar todos os trajetos dentro da zona 1, mas também é possível comprar o ticket para sair da zona 1 por um valor mais caro.

Outra opção para quem tem pouco tempo na cidade e não deseja utilizar o transporte público são os famosos ônibus vermelhos de 2 andares.


Bus Hop-On Hop-Off  - Passeios Turísticos
Ponto de partida:  Na frente da loja de departamentos Karstadt em frente da principal estação ferroviária (Hauptbahnhof), ou em qualquer uma das paradas ao redor da cidade.

Preços : Grande Circle Tour válido para 1 dia: Adulto 22 euros, - / Criança 4-14 anos EUR 11, - 
Grande Circle Tour válido para 2 dias: adulto EUR 27,
Expresso Circle Tour válido para 1 dia: Adulto 17 euros.

Tour a pé gratuito em Munique
Munique tem a opção de fazer um Tour gratuito pela cidade, diponível em várias linguas ( não tem portugues) que pode ser reservado através do Site ou direto na praça  Marienplatz.
O ponto de encontro é na praça, geralmente sai as 10:30hs , é preciso chegar antes para agendar caso não faça pelo site , sendo super fácil reconhecer as empresas que estão com camisa, coletes, uniformes sinalizando Free Tour




O que será visto no Tour?


Feldherrnhalle, um belíssimo monumento que foi encomendado em Florença, Itália para comemorar os grandes feitos do Exército Bávaro pelo Rei Ludwig I e foi construído entre 1841 e 1844.





Kristallnacht - Noite dos cristais (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de pogroms, com a destruição de sinagogas, lojas, habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.
Para o regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco, condenado múltiplas vezes a deportação da França.
A pedido de Adolf Hitler, Goebbels instiga os dirigentes do NSDAP e os SA a atacarem os judeus. Heydrich organiza as violências que deviam visar as lojas de judeus e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 267 sinagogas foram reduzidas a escombros.
As ordens determinavam que os SA deviam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa contra os judeus. Os incêndios também chocaram uma parte da população, mas não o fato de que os judeus tivessem sido atacados fisicamente.
A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas.
O nome Kristallnacht deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, entre outros) resultantes deste episódio de violência ( fonte: wikipedia.org  - https://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_dos_cristais)


Viktualienmarkt é o mercado municipal ao ar livre da cidade de Munique e para os amantes da boa gastronomia é um passeio interessante que não pode faltar no roteiro.

Teatro Nacional y Ópera Estatal de Baviera - é a casa de Ópera de Munique.



Marienplatz – Centro Histórico, prefeitura, cios históricos

 - Neues Rathaus

Em português, Nova Câmara Municipal é o edifício dos Paços do Conselho de Munique, Alemanha, localizado na Marienplatz. Foi construído entre 1867 e 1908 em estilo Neogótico. Tem uma área total de 9159 m².
 - Glockenspiel
 Todos os dias às 11 horas (bem como 12:00 e 17:00 no verão) que carrilhões e reencena duas histórias do século 16 para o divertimento de multidões em massa de turistas e moradores. É composto por 43 sinos e 32 figuras em tamanho natural. A metade superior do Glockenspiel conta a história do casamento de local Duque Wilhelm V (que também fundou o mundialmente famoso Hofbräuhaus ) para Renata de Lorena . Em honra do casal feliz há uma justa com os cavaleiros em tamanho natural a cavalo representando Baviera (em branco e azul) e Lothringen (em vermelho e branco).
Esta é seguida pela metade inferior e segunda história: Schäfflertanz (o coopers dance '). De acordo com o mito, 1517 foi um ano de praga em Munique. A Coopers são disse ter dançado pelas ruas "trazer nova vitalidade às alienações de medo." A Coopers permaneceram leais ao duque e sua dança veio a simbolizar a perseverança e fidelidade à autoridade por momentos difíceis. Por tradição, a dança é realizada em Munique a cada sete anos. Isto foi descrito em 1700 como "um antigo costume", mas a dança atual foi definida apenas em 1871. A dança pode ser visto durante Fasching .Todo o show dura entre 12 e 15 minutos .








Frauenkirche - é a maior igreja da capital bavaria de Munique. Localizada no centro da cidade na "Frauenplatz 1", a catedral católica é um sinal importante e uma atração turística popular na cidade.







 

Historia del Putsch de Múnich – Golpe de estado .. Cervejaria Bürgerbräukeller, que não existe mais. Era a cervejaria de Hitler, onde ele discursava, onde se tornou líder do partido trabalhista, voltava todos os anos para comemorar uma tentativa de golpe contra o governo da Baviera e onde escapou de um atentado a bomba em 1939. Hoje há um hotel na área da cervejaria que alegrava os nazistas.

La Hofbräuhaus - Foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para evitar ter que comprar cerveja da baixa Saxônia, sendo de uso exclusivo do Duque. Apenas em 1828 a cervejaria foi aberta ao público. Em 1897 o edifício foi refeito quando foi movido para o subúrbio da cidade. Na Segunda Guerra Mundial toda a estrutura da cervejaria foi destruída num bombardeio, porém foi reconstruída em 1958.
Em 24 de fevereiro de 1920, foi realizado na Hofbräuhaus o primeiro evento político importante do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Nesse dia, Hitler apresentou o "Programa de 25 pontos" do Partido.
O Hofbräuhaus am Platzl é uma cervejaria localizada no centro de Munique, na Alemanha. O cardápio da cervejaria constitui-se de pratos típicos da Baviera, como lombo de porco, joelho de porco e vários tipos de salsichas, como a Weisswurst (salsicha branca). O tipo de cerveja mais tradicional é a Helles, servida em um caneco conhecido como Mass. É servida junto com uma cerveja de trigo e com vinho. A cerveja da Hofbräuhaus é muito conhecida e procurada pelos turistas que visitam Munique. A música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia, transmitindo a forte cultura bávara.(Fonte: http://www.wikiwand.com/pt/Hofbr%C3%A4uhaus_am_Platzl)



 Iglesia de los Teatinos y San Cayetano  - foi construído entre 1663 e 1690 em estilo barroco atrasada do italiano e fundada por eleitor Ferdinand I e sua esposa Maria, Princesa Henriette Adelaide de Sabóia. Possui um rico interior em um estuque branco brilhante que contribui para o brilho do espaço interior. Uma pequena capela abriga os túmulos de Maximilian II, rei da Baviera (1811-1864) e sua esposa Maria da Prússia (1825-1889). Na cripta estão os túmulos de outros membros da Wittelsbach, incluindo os fundadores da igreja e da família Otto da Grécia, que morreu em 1867.
(ESTAVA EM REFORMA NÃO FOI POSSÍVEL TIRAR FOTOS )

 Columna de María - é uma coluna que foi construído em 1638 , durante a Guerra dos 30 anos (1618-1648), depois que a cidade de Munique, ele foi salvo da destruição pelos suecos. Na base da coluna vertebral pode ser observado quatro anjos, que representa os quatro ameaças Munique, nesse momento.
  • O primeiro monstro é um dragão que representa a fome.
  • O segundo, lutando com um leão guerra que representa.
  • O terceiro é algo como um "lagarto-hen" representando doença.
  • A quarta, a serpente que representa a heresia , ou seja, todos os protestantes da época, que deu a luta da igreja.
Residencia Real - é um palácio em Munique, situado no centro da cidade, foi a residência oficial dos duques e é considerado  o maior palácio urbano na Alemanha, servindo, atualmente, como um museu de decoração de interiores, considerado um dos mais belos da Europa. Também abriga uma sala de concertos, a Casa do Tesouro Real e o Teatro Cuvilliés. A passagem dos séculos fez crescer no palácio uma mistura dos estilos arquitetónicos do Renascimento, Barroco, Rococó e Classicismo. Frente à entrada para o Pátio Imperial e na passagem para o Brunnenhof ("Pátio da Fonte") existem dois leões de bronze, dos quais se diz que tocar-lhes traz boa sorte.

O mais incrível é que como muitos locais históricos na Alemanha, praticamente todo o palácio foi destruído durante a 2ª Guerra e o que vemos hoje em dia é um trabalho de restauração sem precedentes.  A visita ao complexo do Residenz é formada por 3 atrações: o próprio palácio do Residenz Museum, o Tresuary (em alemão “Schatzkammer der Residenz”, o acervos de jóias e tesouros da coroa bávara) e o Cuvilliés Theater (teatro em estilo barroco ao lado do palácio).









     Outros locais interessante para se conhecer é arena do Bayern de Munique, possibilita visita internas, mas não realizamos pois optamos por ir noite para ver o estádio iluminado, chovia e fazia muito frio e devido ao horário já estava fechado a vista interna.

Allianz Arena é um estádio em Munique, Alemanha, inaugurado no final de abril de 2005, localizado na parte norte da capital bávara, no distrito de Fröttmaning. (Endereço: Werner-Heisenberg-Allee 25, 80939 München, Alemanha). 








O Englischer Garten, em português Jardim Inglês é um grande parque urbano, com cerca de 4,17 km², localizado na cidade de Munique. 
Neste parque é possível ver os surfistas locais surfando na onda que se forma no Rio. Para chegar lá é super fácil, as ondas ficam no Rio Eisbach que passa pelo parque Englischer Garten,  A melhor visão é você ficar em cima da ponte na frente das ondas.








Como chegar:  Pegue o metrô U-bahn linha U4 ou U5 e desça na estação Lehel. Siga em direção a rua Prinzregentenstrasse, ou pergunte qual é a direção do parque. As ondas ficam logo no começo do parque, direção contrária a Torre chinesa. Um ponto de referência é o Museu dos Nazistas Haus der kunst, as ondas ficam ao lado.





Museu da BMW , Se você é fã de carro esta é uma atração imperdível, vale muito a pena. No museu além de conhecer a história da marca, veículos antigos e atuais é possível fazer teste Drive e um Tour guiado na fábrica, lógico que tudo é pago.











 
 



Após 3 dias em Munique seguimos para Áustria, direção Salzburgo,  com uma parada na cidade  Schwangau para conhecer o castelo  Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha. Iremos contar sobre esta momento no próximo post.