quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Morro de São Paulo - Parte 1

Após nosso último dia na Chapada Diamantina estávamos programados para descansar em Morro de São Paulo, afinal foram seis dias de caminhada, precisava de férias para relaxar (rsrsrs).

Saímos da cidade de Ibicoara logo após o café da manhã e seguimos direção BR 116. Tivemos um pequeno problema, pois o GPS não funciona corretamente no estado da Bahia e por este motivo perdemos o local onde deveríamos entrar para seguir até BR 101 direção Valença, cidade que da acesso a Morro de São Paulo. Valeu a lição, aprendi que devemos ter um mapa para pesquisa para confrontar as informações quando ocorrer do GPS não reconhecer as estradas.
Como chegar a Morro de São Paulo de Salvado;

De avião:
Chegando ao
Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Salvador (+55 71 3204 1010/1155/ 28 km do centro), o caminho mais rápido é pegar um voo direto para Morro de São Paulo, com duração aproximada de 25 minutos. Consulte as empresas de táxi aéreo:
 Addey Taxi Aéreo :+55 75 3652 1083 (CIT)+55 75 3652 1284 (Rota)+55 75 3652 1358 (Zulu)

De barco:
Do Terminal Marítimo, que fica em frente ao Mercado Modelo, em Salvador, partem diariamente Catamarãs e Lanchas que fazem o trajeto S
alvador/ Morro de São Paulo.

De carro:
Do Te
rminal Marítimo de São Joaquim em Salvador, fazer a travessia de Ferry Boat até Itaparica (Terminal Bom Despacho) e seguir até a cidade de Valença passando pela cidade de Nazaré. Consultar Horários e preços do Ferry Boat.
Pela BR324. Entrar na BR 101 antes de chegar em Feira de Santana (sentido Itabuna, mal sinalizado) e seguir até Santo Antônio de Jesus . Em Santo Antônio de Jesus, entrar na BA-245 até Nazaré e seguir pela BA-001 até Valença. (Vale a pena pelas belas paisagens da região) Ou, continuar pela BR-101 até o entroncamento de Valença, e entrar na BA-542, até chegar à cidade de Valença.
Vindo do Sul pela BR 101, após Itabuna e Ubaitaba, na altura de Travessão, seguir pela BA-650 por 41 Km até Camamu. Deste ponto, seguir até Valença, passando por Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá, são mais 71 Km. Ou seguir pela BR 101 até o entrocamento de Valença (depois da cidade de Presidente Tancredo Neves) e entrar na BA-542, até chegar à cidade de Valença. Valença é a cidade mais próxima de Morro de São Paulo. Daqui partem, durante todo o dia, barcos e lanchas para Morro. Existem diversos estacionamentos para você deixar o seu carro durante a sua estadia no Morro.
Dica: Cuidado quando estacionar o carro em Valença. O preço do estacionamento aumenta em 100% se você estiver com um guia da cidade. A diária de R$10,00 passa para R$20,00 devido a comissão do guia.

DICA: Melhor opção é deixar o carro no atracadouro de Bom Jardim, próximo a ponto do Curral, onde há estacionamentos e lanchas que chegam a Morro de São Paulo em 10mim.

Em Morro de São Paulo ficamos quadro dias. A Vila é linda com várias opções de pousadas e restaurantes. Você irá encontrar caminhando pela rua diversas pessoas oferecendo passeios, vale muito conhecer a Ilha de Boipeba. Eu não fiz nenhum passeio pois fiquei os quatro dias descansando nas piscinas naturais da quarta praia, aproveitando o tempo livre para relaxar pois as férias estavam acabando.

Ficamos hospedados na pousada Vista Bela. Quando cheguei no quarto a abri a varanda entendi o significado do nome da pousada, veja a foto abaixo ...você concorda?

A cidade é repleta de restaurantes, mas dos lugares que conheci gostei muito do restaurante Tia Dadai, pois tem bom preço e o prato para 1 serve 2. Na quarta praia o Restaurante Pimenta Rosa. Tem preço superior, mas vale almoçar um dia para comer a moqueca de camarão com banana da terra (delicioso).

A segunda praia é repleta de restaurantes, mas tenha cuidado com as cortesias, sempre pergunte o preço das bebidas, paguei R$8,00 em um copo (300ml) de suco de maracujá. Foi o suco mais caro da minha vida.

Morro de São Paulo - Parte 2

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Chapada Diamantina

1º Dia

Se você gosta de aventuras, lugar bonito, trilhas, esportes radicais e muita natureza exuberante, este é o destino correto. A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada na Bahia. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas. Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça , cachoeira do buracão ou o deslumbrante Poço Azul. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras.
Como chegar: De Salvador seguindo de;
- ÔNIBUS (a partir de Salvador) Para Lençóis e Palmeiras/Vale do CapãoReal Expresso 0800 600-1155www.realexpresso.com.br Para Andaraí/Igatu, Ibicoara e MucugêViação Águia Branca 0800 725-1211www.aguiabranca.com.br
- Carro Saindo de Salvador são 464 km. Siga pela BR 324 em seguida BR 116 até a BR 324 direção cidade de Itaberaba,) seguindo até a cidade de Lençóis.
- VIA AÉREA De Salvador para LençóisVôos regulares para o Aeroporto Horácio de Matos (Lençóis).Trip Linhas Aéreas0300 789-8747 / 0800 722-8747http://www.voetrip.com.br/ Nossa Viagem Partimos do Rio em 17/11/2010 rumo a Salvador.

Chegando ao aeroporto alugamos um carro e seguimos para Lençóis. Na saída do Aeroporto ficamos perdidos até encontrar a BR 324, mas após algumas voltas conseguimos encontrar nosso destino. Dirigindo por 5hs seguidas chegamos à cidade de Lençóis dando início a esta nova aventura. Chegamos à pousada (Mirante dos Lençóis), guardamos as malas e saímos para procurar o 1º ponto turístico da região, subimos o morro do Pai Inácio. A noite jantamos em um restaurante de massas chamado Maria Bonita, muito boa comida e bom preço. Dicas para passeio – Chapada Adventure ( 75 3334 2037 ). Os guias são super profissionais, trabalho com muita segurança. Procure o Daniel.

2º Dia

Hoje o dia foi pesado. Acordamos cedo e partimos com a equipe da Chapada Adventure para fazer varias trilhas Assim que saímos da cidade de lençóis paramos no Rio Mucugezinho, fizemos uma caminhada de 30 minutos e paramos no poço do Diabo. Em seguida tivemos paramos na estrada para apreciar o Morro Três Irmãos e o Morro do Camelo, com direito a beijinho da Silvana no Camelo. Seguimos a estrada direção a Grupa da Lapa Doce e Gruta da Pratinha. Chegamos na Gruta Azul no final de tarde, tempo estava nublado e não foi possível ver o efeito azulado da água quando reflete a luz do sol pela fenda da pedra.

3º Dia

Hoje o dia promete. Acordamos cedo, tomamos café da manhã reforçado e partimos para um dos locais mais apreciados da chapada. A cachoeira da fumaça é considerada a 2º maior do Brasil com 370m de queda livre , esta localizado no município do Capão. A trilha para chegar na parte alta da cachoeira com vista de cima são de 2h e 30minutos, considerado uma caminhada moderada, para ter acesso por baixo são necessários 3 dias de caminhada. Como nosso tempo era curto fizemos a trilha por cima.

4º Dia

Hoje foi o dia do descanso. Após 5hs de trilha ( ida e volta ), muita subida , caminhada em pedra, tiramos o dia para realaxar. Fizemos os passeios na cidade de Lençóis conhecendo os atrativos da cidade. - Cachoeira do Ribeirão do Meio - Serrano com a vista da cidade - Salão de Areia Depois de relaxado nas cachoeiras da cidade, partimos novamente para o morro do Pai Inácio e fomos presenteados por um lindo por do sol.

5º Dia

Malas no carro e partimos para uma das atrações mais encantadoras da chapada, o Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção. Local de beleza exuberante devido a tonalidade azul da água e a simpatia dos guias Israel e Junior, responsáveis pelo local.
Além da beleza do local, após a visita saboreamos a maravilhosa comida caseira preparada por Dona Alice proprietária do restaurante existente no local. Para ter acesso ao Poço Azul é necessário pagar uma taxa de R$10,00 que da direito a flutuação, colete salva vidas e mascaras para mergulho.
DICA: Chegue cedo para tirar fotos e ter atenção do guia. O Israel passa dicas, tirar fotos além de fazer fotos “sub” ... o cara é fera.

domingo, 28 de novembro de 2010

6º Dia

Quando saímos do Poço Azul seguimos direção a cidade de Ibicora para fazer nosso último passeio na chapada. Em Ibicora ficamos hospedados na pousada Casa da Roça, 3 km do centro da cidade, pousada simples mas super aconchegante, quarto espaçoso, um maravilhoso café da manhã, com produtos do próprio sítio. No café da manhã e a noite terá a companhia dos simpáticos proprietários do lugar, Daniel e Barbara, para uma boa conversa. Ahh... não posso esquecer, a noite não pode deixar de comer a deliciosa Pizza feita pelo Daniel, aproveite pois o cardápio é variado. Ao acordar seguimos para a trilha da cachoeira do Buracão com guia local Joel da empresa Bicho do Mato. (Excelente guia). A cachoeira do Buracão é simplesmente deslumbrante, não tem como descrever o lugar, as fotos abaixo irão poupar palavras. A chapada possui diversos lugares para conhecer, ficamos pouco tempo, mas durante 6 dias foi possível conhecer lindos lugares e descobrir a beleza exuberante deste de nosso Brasil. Para melhor conhecer a chapada indico os sites abaixo; http://www.guialencois.com.br/ http://www.guiachapadadiamantina.com.br/

domingo, 17 de outubro de 2010

Chapada Diamantina e Morro de São Paulo

Olaaa..estou de volta...Férias chegando já estou preparando o novo projeto da próxima viagem. Desta vez estaremos viajando pelo Brasil, iremos para Chapada Diamantina e depois de vários dias de caminhadas vamos partir para relaxar nas praias de Morro de São Paulo.
Nossa previsão de partida será em 17 de novembro voando Rio –Salvador. Chegando em Salvador iremos alugar um carro e viajar até Lençóis, cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), esta pequena cidade é o portal de entrada Chapada Diamantina.
Após nossa passagem pela Chapada iremos continuar nossa viagem até a cidade de Valença, mas ao sul da Bahia, alugar um barco para chegar a morro de São Paulo.
Breve irei postar tudo sobre esta viagem...eu e Silvana estamos ansiosos para chegar o dia.
Se você quer conhece mais sobre a Chapada Diamantina acesse o site http://www.guiachapadadiamantina.com.br/

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Paris

Paris, Paris,Paris....
Para começar escrever sobre nossa viagem a Paris fiquei horas pensando como começar e não achei palavras para descrever a cidade, suas belezas e o romantismo do lugar.

Após 4 dias em Portugal embarcamos para Paris, vôo com destino ao Aeroporto Charles de Gaulle. Como não falo fluentemente inglês nem francês fui preparado psicologicamente para me perder, mas, como bom brasileiro a gente sempre dá um jeitinho para se virar, e foi isso que aconteceu. Enquanto esperava as malas fiquei atento as pessoas ao meu redor na busca de encontrar um conterrâneo, por sorte ao meu lado tinha um casal do Rio de Janeiro que foi a minha salvação.

No aeroporto existe um ônibus da empresa Air France que faz o trajeto entre os aeroportos Charles de Gaulle e Orly assim como trajeto entre Paris e os dois aeroportos, levando qualquer passageiro do terminal de desembarque para o centro da cidade passando por alguns bairros. Para minha sorte meu hotel ficava próximo ao ponto final deste ônibus.
Fiquei hospedado no Tim Hotel em Montparnasse, ótima localidade, ponto final do Air France Bus, próximo ao metrô, em frente galeria Lafayette ( shopping de grifes famosas) e a Tour Montparnasse ( a melhor vista de Paris).

Quando resolvi ir a Paris busquei muitas informações em sites, blogs, guias, para programar minha viagem e obtive algumas informações importantes como:
- Sempre quando for utilizar o RER ou metrô, não esqueça jamais de validar os tickets antes de embarcar. Se for pego sem validar ou sem os tickets pagará multa e nem adianta chorar.
- O fiscal pode solicitar o ticket de embarque a qualquer momento da sua viagem no RER ou metrô, guarde o ticket.
- Utilize sempre ônibus ou Metro, taxi em Paris é muito caro. O mapa do metrô de Paris assusta, mas é super fácil de entender.
- Se o tempo é curto e você pretende conhecer vários pontos turísticos no mesmo dia, compre um ticket de metrô para 1,2,3 ou 4 dias, assim você pode utilizar quantas vezes quiser até vencer seu bilhete.

- Se você se perder não fique nervoso ou chateado, você esta em Paris, aprecie o lugar.

1° Dia
Guardamos as malas no hotel, iniciamos uma caminhada pelas ruas de Paris apreciando arquitetura e conhecemos o Jardim de Luxemburgo, Pantheon e subimos até o ponto mais alto da Tour Montparnasse de onde se tem uma linda vista de Paris.

2º Dia :
Compramos o Ticket de metrô para 3 dias e fomos rumo a "Tour Eiffel", descemos na estação Trocadeiro, local de onde se tem uma vista privilegiada. Na minha opnião a mais bela da "Tour Eiffel". As margens do Rio Sena existem vários barcos que levam o turista aos principais pontos turísticos da cidade, você pode descer e depois pegar novamente o barco.

O passeio é imperdível e não é caro. Durante o passeio pelo Rio Sena, descemos na estação Museu do Louvre para visita ao museu. Após visita retornamos ao Barco seguimos até a Catedral de Notre Dame.
Próximo ao Museu do Louvre esta o Café Angelina , fundada em 1903 (rue de Rivoli 226). Famosa por seu chocolate quente, servido numa jarra branca, acompanhada de chantily e uma jarra d'água. É uma experiência única.

3º Dia
Após café da manhã, saímos do hotel as 9:30, pegamos o metrô direção a estação Concorde e iniciamos uma caminhada que durou o dia todo, conhecendo vários pontos turísticos como; Ponte Alexandre III, Grand Palais, Petit Palais, Inválidos, Caminhamos pela avenida mais charmosa de Paris, a Champs Elysées, chegando ao Arco do Trinfo.
Vale uma parada na loja “Nespresso” para saborear um delicioso café ou chocolate quente. Não se preocupe pois o garçom fala português e o preço é camarada.

Ponte Alexandre III e ao fundo Grand Palais

Inválidos

Arco do Trinfo

4º Dia
Como este era o último dia de validade do metrô, saímos do hotel com intuito de conhecer os lugares que estavam faltando, sendo assim, tiramos o dia para visitar a Basílica de Sacré-Coer, Igreja de Madeleine, Opera de Paris. Aproveitamos neste dia para retornar aos principais pontos turísticos para apreciá-los a noite.
“Se você for comer em Paris, não olhe para cozinha, você poderá ver que o garçom é o mesmo que serve a mesa, cumprimenta as pessoas e volta a cozinhar sem lavar as mãos”. Passei por esta experiência em uma pizzaria próxima a Basílica de Sacré-Coer. Ainda bem que a pizza estava boa.

Basílica de Sacré-Coer.

Igreja de Madeleine
Ópera Paris

5º Dia
Acordamos com intuito de conhecer o maior palácio da Europa. Após o café da manhã pegamos o metrô até a estação dos “Invalides” e depois o RER ( trem ) para Versailles, cidade onde fica o Château de Versailles, considerado um dos maiores do mundo, possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.

6º Dia :

Durante o café da manhã conhecemos um casal de brasileiros que nos acompanhou a EuroDisney, pegamos o metrô até a estação de Chalet e depois o RER ( trem) para o parque Disney.
De todos os passeios que fizemos este foi o mais caro e ficamos frustrados, deixou a desejar... ( sinceramente não vale a pena ).

Antes de viajar pesquise bastante sobre o lugar que você deseja conhecer.
Viagem a Paris indico o Blog abaixo com várias dicas sobre a cidade, mapas e guias.