sexta-feira, 4 de junho de 2010

Paris



























Paris, Paris,Paris....
Para começar escrever sobre nossa viagem a Paris fiquei horas pensando como começar e não achei palavras para descrever a cidade, suas belezas e o romantismo do lugar.


Após 4 dias em Portugal embarcamos para Paris, vôo com destino ao Aeroporto Charles de Gaulle. Como não falo fluentemente inglês nem francês fui preparado psicologicamente para me perder, mas, como bom brasileiro a gente sempre dá um jeitinho para se virar, e foi isso que aconteceu. Enquanto esperava as malas fiquei atento as pessoas ao meu redor na busca de encontrar um conterrâneo, por sorte ao meu lado tinha um casal do Rio de Janeiro que foi a minha salvação.


No aeroporto existe um ônibus da empresa Air France que faz o trajeto entre os aeroportos Charles de Gaulle e Orly assim como trajeto entre Paris e os dois aeroportos, levando qualquer passageiro do terminal de desembarque para o centro da cidade passando por alguns bairros. Para minha sorte meu hotel ficava próximo ao ponto final deste ônibus.
Fiquei hospedado no Tim Hotel em Montparnasse, ótima localidade, ponto final do Air France Bus, próximo ao metrô, em frente galeria Lafayette ( shopping de grifes famosas) e a Tour Montparnasse ( a melhor vista de Paris).


Quando resolvi ir a Paris busquei muitas informações em sites, blogs, guias, para programar minha viagem e obtive algumas informações importantes como:
- Sempre quando for utilizar o RER ou metrô, não esqueça jamais de validar os tickets antes de embarcar. Se for pego sem validar ou sem os tickets pagará multa e nem adianta chorar.
- O fiscal pode solicitar o ticket de embarque a qualquer momento da sua viagem no RER ou metrô, guarde o ticket.
- Utilize sempre ônibus ou Metro, taxi em Paris é muito caro. O mapa do metrô de Paris assusta, mas é super fácil de entender.
- Se o tempo é curto e você pretende conhecer vários pontos turísticos no mesmo dia, compre um ticket de metrô para 1,2,3 ou 4 dias, assim você pode utilizar quantas vezes quiser até vencer seu bilhete.

- Se você se perder não fique nervoso ou chateado, você esta em Paris, aprecie o lugar.


1° Dia
:
Guardamos as malas no hotel, iniciamos uma caminhada pelas ruas de Paris apreciando arquitetura e conhecemos o Jardim de Luxemburgo, Pantheon e subimos até o ponto mais alto da Tour Montparnasse de onde se tem uma linda vista de Paris.







2º Dia :
Compramos o Ticket de metrô para 3 dias e fomos rumo a "Tour Eiffel", descemos na estação Trocadeiro, local de onde se tem uma vista privilegiada. Na minha opnião a mais bela da "Tour Eiffel". As margens do Rio Sena existem vários barcos que levam o turista aos principais pontos turísticos da cidade, você pode descer e depois pegar novamente o barco. 

O passeio é imperdível e não é caro. Durante o passeio pelo Rio Sena, descemos na estação Museu do Louvre para visita ao museu. Após visita retornamos ao Barco seguimos até a Catedral de Notre Dame.
Próximo ao Museu do Louvre esta o Café Angelina , fundada em 1903 (rue de Rivoli 226). Famosa por seu chocolate quente, servido numa jarra branca, acompanhada de chantily e uma jarra d'água. É uma experiência única.









3º Dia 
:
Após café da manhã, saímos do hotel as 9:30, pegamos o metrô direção a estação Concorde e iniciamos uma caminhada que durou o dia todo, conhecendo vários pontos turísticos como; Ponte Alexandre III, Grand Palais, Petit Palais, Inválidos, Caminhamos pela avenida mais charmosa de Paris, a Champs Elysées, chegando ao Arco do Trinfo.
Vale uma parada na loja “Nespresso” para saborear um delicioso café ou chocolate quente. Não se preocupe pois o garçom fala português e o preço é camarada.




Ponte Alexandre III e ao fundo Grand Palais

Inválidos



Arco do Trinfo



4º Dia
:
Como este era o último dia de validade do metrô, saímos do hotel com intuito de conhecer os lugares que estavam faltando, sendo assim, tiramos o dia para visitar a Basílica de Sacré-Coer, Igreja de Madeleine, Opera de Paris. Aproveitamos neste dia para retornar aos principais pontos turísticos para apreciá-los a noite.
“Se você for comer em Paris, não olhe para cozinha, você poderá ver que o garçom é o mesmo que serve a mesa, cumprimenta as pessoas e volta a cozinhar sem lavar as mãos”. Passei por esta experiência em uma pizzaria próxima a Basílica de Sacré-Coer. Ainda bem que a pizza estava boa.

Basílica de Sacré-Coer.

Igreja de Madeleine
Ópera Paris





5º Dia 
:
Acordamos com intuito de conhecer o maior palácio da Europa. Após o café da manhã pegamos o metrô até a estação dos “Invalides” e depois o RER ( trem ) para Versailles, cidade onde fica o Château de Versailles, considerado um dos maiores do mundo, possui 2.153 janelas, 67 escadas, 352 chaminés, 700 quartos, 1.250 lareiras e 700 hectares de parque.





6º Dia :

Durante o café da manhã conhecemos um casal de brasileiros que nos acompanhou a EuroDisney, pegamos o metrô até a estação de Chalet e depois o RER ( trem) para o parque Disney.
De todos os passeios que fizemos este foi o mais caro e ficamos frustrados, deixou a desejar... ( sinceramente não vale a pena ).









Antes de viajar pesquise bastante sobre o lugar que você deseja conhecer.
Viagem a Paris indico o Blog abaixo com várias dicas sobre a cidade, mapas e guias.

http://www.conexaoparis.com.br/category/guias-mapas/guias-conexao-paris/
http://blogjunto.com/turistaprofissional/?s=paris



quinta-feira, 3 de junho de 2010

Portugal



Eu e Silvana adoramos viajar e neste ano (2010) realizamos um de nossos sonhos, atravessamos oceano Atlântico e pé na estrada para Europa. Foram 10 dias divididos em 4dias em Lisboa e 6 dias em Paris. Iremos dividir esta aventura em várias etapas para que possamos contar como foi esta viagem e passar algumas dicas para os mochileiros de 1º viagem. Lisboa é uma cidade linda, limpa, um povo super receptivo com vários lugares para conhecer. Geralmente os brasileiros que vão para Europa entram por Portugal devido facilidade de acesso e o serviço de imigração não ser tão rígido como de outras cidades do continente europeu. Ao desembarcar no aeroporto de Lisboa não perca tempo olhando lojas, pegue sua bagagem e corra para fila da imigração, você vai passar por um teste de paciência, parece que todos os vôos do Brasil chegam ao mesmo horário. Se pretender ficar pouco tempo em Lisboa você não pode perder tempo, precisa viajar com toda programação pronta para visitar todos os lugares que a cidade e a região têm a oferecer. Antes de viajar fizemos um roteiro de 4 dias, alugando carro durante 2 dias e os demais percursos de ônibus, metro e bonde. Alugue um carro com GPS, faça a reserva no Brasil. Alugar carro em Lisboa é barato e ajuda você a se deslocar com rapidez para conhecer vários lugares.
1º dia – Sintra e Cascais
Deixamos as malas no hotel, alugamos um carro (Fiat Punto) e pegamos a estrada rumo à cidade de Sintra. Em nossa passagem por Sintra visitamos alguns castelos e palácios da cidade. Você ficará surpreso com a beleza da região ao visitar o Paço Real, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Monserrate e os seus incríveis jardins e alguns museus, como o Museu do Brinquedo que exibe uma fascinante coleção de brinquedos. Se prepare, os castelos são construções antigas instaladas sempre no alto de uma montanha, mas vale a pena o esforço. O Castelo dos Mouros é uma construção do século VIII erguido sobre um maciço rochoso, próximo a ele você poderá visitar o Palácio Nacional da Pena, construção do século XIX, eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Tire um dia para conhecer Sintra e seus castelos e Palácios. Na volta de Sintra passe por Cascais (15 km), a cidade não tem muitos atrativos, mas se você ainda tem fôlego vale uma caminhada na orla e apreciar o por do Sol.
2º dia – Fátima e Óbidos
Acordamos cedo, tomamos café e partimos direção ao santuário de Nossa Senhora de Fátima. Ao chegar ao santuário sentimos uma energia diferente, ficamos emocionados de estar naquele local tão especial. Após a visita saímos para comprar as lembranças da família. Procure bastante, há uma grande diferença de preços. Saindo de Fátima seguimos direção a Óbidos, uma cidade cercada pela muralha de um castelo medieval erguido em 1195. Passamos a tarde caminhando sob as muralhas do castelo, apreciando cada detalhe e ao final do dia fomos contemplados com um belo por do sol.
3º dia e 4º dia – Lisboa
Acordamos cedo, devolvemos o carro e iniciamos nosso passeio pela cidade. Em Lisboa a rede de transportes é muito eficiente, em cada parada de ônibus existe um painel informado qual será o próximo ônibus a passar e o tempo para chegar ao ponto. Você não vai acreditar, mas funciona, quando o relógio zera o tempo o ônibus chega ao ponto. Simplesmente incrível. A melhor forma de conhecer Lisboa para quem não tem tempo é comprar um passe de transporte da empresa Carris que poderá ser usado para andar de ônibus, Bonde e Yellow Bus. Este último é ideal para passeios turísticos, ele passa por todos os pontos da cidade com guia informando sobre cada local e você pode descer quantas vezes quiser e esperar o próximo para seguir viagem para o próximo destino turístico. É aconselhável ter em mãos o mapa da cidade para você traçar melhor seu destino. Com passe na mão aproveitamos para conhecer vários locais na cidade.
Atenção: sempre que utilizar qualquer transporte público veja a validade do bilhete e guarde. Se o fiscal solicitar e você não estiver com ele será multado. A multa é alta, lembre-se que a moeda local é o Euro. Utilize seu passe para conhecer a Praça do Comércio, Castelo de São Jorge, Elevador da Glória, Elevador de Santa Justa Igreja do Carmo, Park Eduardo VII, Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rossio, Jardins de Lisboa, Estação do Rossio, Chiado, Miradouro de São Pedro, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos,Torre de Belém, Ponte 25 de Abril,Ponte Vasco da Gama, Parque das Nações,Oceanário. Próximo aos monumentos do descobrimento e torre de Belém esta a original fábrica dos Pastéis de Belém. Não deixe de dar uma passada lá, os pasteizinhos são maravilhosos.