quinta-feira, 3 de junho de 2010

Portugal



Eu e Silvana adoramos viajar e neste ano (2010) realizamos um de nossos sonhos, atravessamos oceano Atlântico e pé na estrada para Europa. Foram 10 dias divididos em 4dias em Lisboa e 6 dias em Paris. Iremos dividir esta aventura em várias etapas para que possamos contar como foi esta viagem e passar algumas dicas para os mochileiros de 1º viagem. Lisboa é uma cidade linda, limpa, um povo super receptivo com vários lugares para conhecer. Geralmente os brasileiros que vão para Europa entram por Portugal devido facilidade de acesso e o serviço de imigração não ser tão rígido como de outras cidades do continente europeu. Ao desembarcar no aeroporto de Lisboa não perca tempo olhando lojas, pegue sua bagagem e corra para fila da imigração, você vai passar por um teste de paciência, parece que todos os vôos do Brasil chegam ao mesmo horário. Se pretender ficar pouco tempo em Lisboa você não pode perder tempo, precisa viajar com toda programação pronta para visitar todos os lugares que a cidade e a região têm a oferecer. Antes de viajar fizemos um roteiro de 4 dias, alugando carro durante 2 dias e os demais percursos de ônibus, metro e bonde. Alugue um carro com GPS, faça a reserva no Brasil. Alugar carro em Lisboa é barato e ajuda você a se deslocar com rapidez para conhecer vários lugares.
1º dia – Sintra e Cascais
Deixamos as malas no hotel, alugamos um carro (Fiat Punto) e pegamos a estrada rumo à cidade de Sintra. Em nossa passagem por Sintra visitamos alguns castelos e palácios da cidade. Você ficará surpreso com a beleza da região ao visitar o Paço Real, o Palácio Nacional da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio de Monserrate e os seus incríveis jardins e alguns museus, como o Museu do Brinquedo que exibe uma fascinante coleção de brinquedos. Se prepare, os castelos são construções antigas instaladas sempre no alto de uma montanha, mas vale a pena o esforço. O Castelo dos Mouros é uma construção do século VIII erguido sobre um maciço rochoso, próximo a ele você poderá visitar o Palácio Nacional da Pena, construção do século XIX, eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Tire um dia para conhecer Sintra e seus castelos e Palácios. Na volta de Sintra passe por Cascais (15 km), a cidade não tem muitos atrativos, mas se você ainda tem fôlego vale uma caminhada na orla e apreciar o por do Sol.
2º dia – Fátima e Óbidos
Acordamos cedo, tomamos café e partimos direção ao santuário de Nossa Senhora de Fátima. Ao chegar ao santuário sentimos uma energia diferente, ficamos emocionados de estar naquele local tão especial. Após a visita saímos para comprar as lembranças da família. Procure bastante, há uma grande diferença de preços. Saindo de Fátima seguimos direção a Óbidos, uma cidade cercada pela muralha de um castelo medieval erguido em 1195. Passamos a tarde caminhando sob as muralhas do castelo, apreciando cada detalhe e ao final do dia fomos contemplados com um belo por do sol.
3º dia e 4º dia – Lisboa
Acordamos cedo, devolvemos o carro e iniciamos nosso passeio pela cidade. Em Lisboa a rede de transportes é muito eficiente, em cada parada de ônibus existe um painel informado qual será o próximo ônibus a passar e o tempo para chegar ao ponto. Você não vai acreditar, mas funciona, quando o relógio zera o tempo o ônibus chega ao ponto. Simplesmente incrível. A melhor forma de conhecer Lisboa para quem não tem tempo é comprar um passe de transporte da empresa Carris que poderá ser usado para andar de ônibus, Bonde e Yellow Bus. Este último é ideal para passeios turísticos, ele passa por todos os pontos da cidade com guia informando sobre cada local e você pode descer quantas vezes quiser e esperar o próximo para seguir viagem para o próximo destino turístico. É aconselhável ter em mãos o mapa da cidade para você traçar melhor seu destino. Com passe na mão aproveitamos para conhecer vários locais na cidade.
Atenção: sempre que utilizar qualquer transporte público veja a validade do bilhete e guarde. Se o fiscal solicitar e você não estiver com ele será multado. A multa é alta, lembre-se que a moeda local é o Euro. Utilize seu passe para conhecer a Praça do Comércio, Castelo de São Jorge, Elevador da Glória, Elevador de Santa Justa Igreja do Carmo, Park Eduardo VII, Praça Marquês de Pombal, Avenida da Liberdade, Praça dos Restauradores, Praça da Figueira, Rua Augusta, Rossio, Jardins de Lisboa, Estação do Rossio, Chiado, Miradouro de São Pedro, Palácio de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos,Torre de Belém, Ponte 25 de Abril,Ponte Vasco da Gama, Parque das Nações,Oceanário. Próximo aos monumentos do descobrimento e torre de Belém esta a original fábrica dos Pastéis de Belém. Não deixe de dar uma passada lá, os pasteizinhos são maravilhosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário