quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Maranello - Italia

Há certas coisas na vida que não tem preço..( parece até propaganda do Credicard ).



Na saída da Florença para Veneza passamos por Maranello, casa da Ferrari, local onde fica a fábrica dos carros de rua, formula 1 e simuladores para treinamento dos pilotos.


A Cidade é bem pequena , acho que tem mais Ferrari´s na rua que moradores.


Um dia é suficiente para fazer visita ao museu da Ferrari onde fica exposto todos os modelos de formula 1, os carros de rua e algumas curiosidades, mas para quem realmente gosta de carros e tem vontade de andar em uma Ferrari em Maranello é possível alugar uma máquina para dar uma volta ou passar o dia.


Por isso iniciei comentando que para alguns prazeres não tem preço, não podia deixar de alugar para dar uma volta. Comparado ao preço de Brasil não é caro, pois o aluguel para uma volta de 20mim custa 80 Euros.













domingo, 4 de dezembro de 2011

Veneza - Itália

É classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica de São Marcos, na adjacente Praça de São Marcos, a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antônio da Ponte, a Ca' d'Oro e numerosas igrejas e museus.
Veneza é ainda famosa pelos seus certames internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro, pelo fabrico de vidro, pelo Carnaval de Veneza, pelos casinos e pelos seus passeios românticos, levando muitos casais a passarem suas luas-de-mel. ( fonte: wikipedia )

A dica para quem não quer gastar muito é ficar hospedado em Mestre. A cidade possui hoteis com ótimos preços e fica próxima a Veneza. Ficamos hospedados no Best Western Mestre, muito agradável e confortável e preço acessível.
Próximo ao hotel existe um restaurante chamado Galloway cuja especialidade é  Galeto.
O restaurante é muito bonito , agradável ,  pratos são bem servidos e ótimo preço. Se você gosta de frutos do mar , peça o prato combinado de gamberetto e calamaro ( camarão e lula ) é muito gostoso.
Se você seguir nosso roteiro, ao final da viagem você não aguenta mais comer pasta ( macarrão ).

De mestre é possível chegar até o porto de ônibus e depois pegar um vaporeto até Veneza. O passe de ônibus ( ida e volta ) é vendido no próprio hotel. 
Dica: Compre o ticket do vaporeto para o dia todo pois você poderá percorrer vários pontos de Veneza fica mais em conta.

Em Veneza é muito fácil , as ruas são agua, todo transporte é feito pelo canal, até serviços de prestação de utilidade pública é feita por barco ( polícia, bombeiro, taxi, lixeiro ).
Estávamos dentro do vaporeto quando derrepente escuto uma sirene, como de um carro de bombeiro, derrepente passa em alta velocidade uma lancha vermelha com a descrição, "Vigili Del Fuoco", era o corpo de bombeiros. A polícia faz ronda de barco controlando o fluxo no canal e alguns pontos possui radar para controlar a velocidade ( achei tudo muito louco ).

Você deve esta doido para saber se o canal tem cheiro ruim... Quer saber a verdade. Em alguns lugares sim, mas depende do local por onde o Gondoleiro passa, mas mesmo com cheiro ruim é muito bom...vale muito a pena conhecer cada cantinho da cidade.

Lugares para conhecer:
Ilha de Murano - Local onde é feito artesanato em vidros
Basílica de San Marco, Pallazzo Ducale, Campanile, Torre Dell Orologio, Leão de Veneza, Ponte Rialto.










                                            Fábrica de vidros - ilha de Murano

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Verona - Itália

Nosso último dia em Veneza, após o café partimos para Milão, mas no caminho paramos na cidade de Verona, local conhecido pelo romance de Romeu e Julieta. Nesta cidade fica instalada a casa de Julieta de William Shakespeare.

Ponto de partida ideal para descobrir Verona a pé, a praça Brà, com seus imensos portões, de 1480, fica a poucos passos do palácio della Gran Guardia, de 1610, e, também, da Arena. Além de centro histórico, a praça delle Erbe, predominantemente medieval, abriga um mercado de hortifruti a céu aberto e é o núcleo comercial mais importante da cidade.

Como estávamos só de passagem pela cidade não dedicamos nosso tempo para ver  todos pontos turísticos.


PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS
- Centro Histórico de Verona (Patrimônio Mundial da UNESCO)
- Arena de Verona (anfiteatro romano)
- Catedral Gótica de Verona
- Basílica de San Zeno
- Palazzo del Consiglio
- Castel Vecchio (Castelo Velho)
- Ponte Scaligero
- Piazza dei Signori
- Portal Borsari
- Estátua de Dante Alighieri
- Castelo San Pietro
- Torre dei Lamberti
- Balcão de Julieta


















 

sábado, 26 de novembro de 2011

Milão - Itália

Milão é conhecida mundialmente como a capital do design, com maior influência global no comércio, na indústria, música, desporto, literatura, arte e mídia, tornando-se uma das cidades principais do mundo.[9] A metrópole é especialmente famosa por suas casas e lojas de moda (como a Via Montenapoleone) e a Galleria Vittorio Emanuele na Piazza Duomo (o shopping mais antigo do mundo). A cidade tem um rico patrimônio cultural e possui uma culinária riquíssima em pratos variados (é o lar de inúmeros pratos famosos, como o bolo de Natal e Panetone). A cidade tem um musical particularmente famoso, principalmente operística, por tradição, é a casa de vários compositores importantes (como Giuseppe Verdi) e teatros (como o Teatro alla Scala). Milão é também conhecida por conter vários museus importantes, universidades, academias, palácios, igrejas e bibliotecas (tais como a Academia de Brera e o Castello Sforzesco) e dois clubes de futebol mundialmente conhecidos: Associazione Calcio Milan e Football Club Internazionale Milano. Isso faz de Milão um dos mais populares destinos turísticos da Europa, com mais de 1,914 milhão de turistas estrangeiros na cidade em 2008. A cidade sediou a Exposição Universal de 1906 e será a sede da Exposição Universal de 2015.(fonte wipipedia) .


Para conhecer Milão são necessário no máximo 3 dias ,pois todo percurso pode ser feito de Metrô e a pé.


Inclua neste roteiro de 3 dias 1 dia em Lago de Como ( 3º maior lago da Itália ), você não vai se arrepender.


Chegando a cidade de Como caminhe a beira do Lago, depois pegue o Funiculare até Vila de Brunati, se você tiver sorte com dia sem nuvens poderá apreciar a melhor vista da cidade.


Ao retornar para cidade você tem a opção de fazer o passeio de barco ao redor do lago ou se estiver de carro ( nosso caso ) fazer uma linda viagem até Bellagio , passando pela estrada Regia que percorre todo lado com suas sinuosas curvas. A vista da estrada é muito bonita mas tiramos poucas fotos porque não dá para ficar parando pois é muito estreita.






Lugares para conhecer:


Duomo - Palazzo Reale , La Scala - via Manzoni, via Monte Napoleone, P.zza Affari - Cordusio, Pinacoteca Brera, Pinacoteca Ambrosiana, Castello Sforzesco, Museo Poldi Pezzoli, S. Maria delle Grazie, Palazzo della Triennale, Piccolo Teatro, S. Ambrogio.


Mapas e guias de Milão


http://www.citylightsnews.com/ztmimp1pt.htm








Itália – Circuito de Carro.

Postamos aqui nossa rota pela Itália. Aproveite e faço seu roteiro pois é muito fácil dirigir na Itália, respeite as leis de trânsito, cuidados com os monitores de velocidade ( Radar ) que estão espalhados por toda cidade, pare nos locais permitidos e sempre utilize o ticket de estacionamento, pare sempre na faixa de pedestre . Respeitando as regras básicas você não terá problemas...  Boa Viagem

* A 100km esta Viterbo - cidade medieval, ainda cercada de sua muralha. O centro histórico pode ser percorrido a pé em uma hora, sem pressa.




* Saindo de Viterbo ( ao norte ) esta Orvieto , possui bela igreja, o "Duomo", de estilo romano-gótico e vale a pena conhecer o centro histórico. Saindo da cidade para oeste, pela estrada S71, a quatro quilômetros a gente sobe uma colina e tem uma vista deslumbrante de Orvieto encarapitada em seu rochedo.


* Saindo de Orvieto ( ao norte )esta Assis, esta localizada a basílica de São Francisco, vale a pena percorrer a pequena cidade inteira, o que não toma mais de meia hora a pé e vale visitar também o Castelo Medieval.


*ao noroeste de Assis, a uns 20 km, está Perugia. A cidade etrusca, que é a capital da região da Úmbria, foi conquistada pelos romanos em 310 a.C., Lugares para conhecer Fontana Maggiore (foto), o Palazzo dei Priori e a Galeria Nacional da Úmbria.


*Prosseguindo em direção a Florença as próximas cidade são Siena e San Gimignano,


- Viterbo, Assis, Siena, Pisa,Verona, Orvieto, Todi, Spoleto, Pádua atrai mais visitantes, continuando a subir você verá as igrejas San Salvatore e San Gregorio Maggiore no ponto mais alto, suspirando pelo cansaço, têm por recompensa um castelo. Perugia, Monteriggione, a 20 quilômetros de Siena, e deparar com um lugarejo minúsculo. Encravada em cima de uma colina, a cidadezinha com vocação de cidadela é cercada por elevadas muralhas e torres de defesa. Proxima parada Giminignano, com dezenas de torres no século XII. Sobraram treze, cidade medieval estendem-se um vale grandioso; ao fundo, delineiam-se as curvas da cadeia dos apeninos. Na praça central de San Gimignano está a melhor sorveteria do mundo! (eleita em 2008). O gelatto di cioccolato i fragole (sorvete de chocolate com morango) é dos deuses!


Roma - Florença


Cicuito de cidades para conhecer na Florença
Florença – Veneza passando por Maranello , Cidade da Ferrari


Veneza – Milão passando por Verona, local onde morou Julieta



domingo, 27 de fevereiro de 2011

Salvador e Costa do Sauípe

Desta vez nossa viagem foi um pouco diferente, tivemos a companhia da minha irmã (Raquel) e meu cunhado (Rodrigo), nossos parceiros de viagens e ficamos hospedados em um complexo na Costa do Sauípe.
Quando retornei da Chapada Diamantina já estava tudo certo para conhecer Florianópolis, mas acabei mudando os planos, voltamos para Bahia. Através de um site de compra coletiva (peixe urbano) recebi uma oferta para sete dias na Costa do Sauípe com acompanhante, então resolvi aproveitar a oportunidade para conhecer o litoral norte da Bahia e ficar hospedado no complexo do Sauípe.
O complexo possui resorts e pousadas. Se optar em ficar nas pousadas tem acesso a todas as atividades do complexo e para utilizar a piscina pode pagar um “Day Pass” (R$60,00), podendo passar o dia nas piscinas com tudo liberado (comidas e bebidas). Se você é do tipo que só usa o hotel para dormir, gosta de explorar lugares novos a pousada é uma boa opção, pois o preço é muito inferior aos hotéis.
Ficamos hospedados nas pousadas, mas não fizemos o “Day Pass”. A Costa dos Coqueiros como é chamado o litoral norte da Bahia é tão bonita que resolvemos desbravas as praias da região.
Saindo de Salvador pegamos a BA-099, rodovia estadual da Bahia, que liga a cidade de Lauro de Freitas (na Região Metropolitana de Salvador) às praias do Litoral Norte do estado, terminando na divisa da Bahia com Sergipe. É uma estrada turística, pedagiada, duplicada até Guarajuba. A rodovia está dividida em Estrada do Coco, trecho inicial que vai do Aeroporto Internacional de Salvador até a Praia do Forte, e Linha Verde, trecho que vai localidade de Praia do Forte, no município de Mata de São João, até Mangue Seco, em Jandaíra, no limite com Sergipe. É através dessa BA, que se tem acesso aos pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, entre elas estão Arembepe, Praia do Forte, Imbassaí, Porto de Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio, Barra do Itariri, Sítio do Conde, Costa Azul, Itacimirim, Guarajuba e Sauípe a na divisa com Sergipe esta Mangue Seco.

SALVADOR - BA

Salvador é uma cidade brasileira, capital do estado da Bahia e primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador era antigamente chamada de Bahia, inclusive por moradores do próprio estado. Também já recebeu alguns epítetos, como o de "Capital da Alegria", devido aos enormes festejos populares, como o seu carnaval, e "Roma Negra", por ser considerada a metrópole com maior percentual de negros localizada fora da África. ( FONTE:wikipedia.org ).Passamos um dia em Salvador para rodar nos principais pontos turísticos da cidade. Descobrimos que existe um serviço de transporte criado especialmente para os turistas. O Salvador Bus, um ônibus de dois andares, o ingresso (pulseirinha) dá ao passageiro o direito de rodar o dia inteiro pelas quatro rotas diurnas disponíveis: Salvador Praias, Orixás da Bahia, Salvador Histórico e Salvador Panorâmico. Para desfrutar da rota noturna, Luzes da Cidade, o pagamento é à parte. (maiores informações - http://www.salvadorbus.com.br/2010/.
Vista Pelourinho - Mercado Modelo ao fundo Baia de Todos os Santos e forte São Marcelo
Elevador Lacerta e ao fundo Baia de Todos os Santos

Elevador Lacerta ( Foto: by Rodrigo Pelegrino )
Farol da Barra


Pelourinho

Igreja do Bonfim. ( Foto: by Rodrigo Pelegrino )

Praia do Forte - BA

Situada na Costa dos Coqueiros, cerca de 80 km ao norte de Salvador. A vila tem calçamento de pedras, proibido ao tráfego de automóveis, onde se concentram pousadas, bares, boates, restaurantes, lojas e serviços. O nome Praia do Forte, deriva da Casa da Torre, residência fortificada, erguida por Garcia d Ávila, numa colina 70 metros acima do nível do mar. Na Praia do Forte esta localizado projetos como o Tamar e o Baleia Jubarte. Se você estiver com sorte poderá acompanhar a eclosão dos ovos de tartarugas marinhas. A praia conhecida como Papa Gente é lindíssima, ornamentada por coqueiros, tem uma grande extensão de recifes de corais que, na maré baixa, formam piscinas naturais de águas cristalinas com incrível visibilidade.



Foto da igreja no centro -Praça São Francisco de Assis
Piscinas naturais local conhecido como Papa Gente.


Foto panorâmica da praia - Papa Gente




Projeto Tamar - Praia do Forte / BA



Entrada do projeto Tamar - Praia do Forte - BA

Filhote de tartaruga de pente

Maternidade - Ovos resgastados da praia. São levados para o projeto Tamar para manter a integridade e segurança.


Tartarua Cabeçuda no aquário do prejoto Tamar