domingo, 27 de fevereiro de 2011

Salvador e Costa do Sauípe

Desta vez nossa viagem foi um pouco diferente, tivemos a companhia da minha irmã (Raquel) e meu cunhado (Rodrigo), nossos parceiros de viagens e ficamos hospedados em um complexo na Costa do Sauípe.
Quando retornei da Chapada Diamantina já estava tudo certo para conhecer Florianópolis, mas acabei mudando os planos, voltamos para Bahia. Através de um site de compra coletiva (peixe urbano) recebi uma oferta para sete dias na Costa do Sauípe com acompanhante, então resolvi aproveitar a oportunidade para conhecer o litoral norte da Bahia e ficar hospedado no complexo do Sauípe.
O complexo possui resorts e pousadas. Se optar em ficar nas pousadas tem acesso a todas as atividades do complexo e para utilizar a piscina pode pagar um “Day Pass” (R$60,00), podendo passar o dia nas piscinas com tudo liberado (comidas e bebidas). Se você é do tipo que só usa o hotel para dormir, gosta de explorar lugares novos a pousada é uma boa opção, pois o preço é muito inferior aos hotéis.
Ficamos hospedados nas pousadas, mas não fizemos o “Day Pass”. A Costa dos Coqueiros como é chamado o litoral norte da Bahia é tão bonita que resolvemos desbravas as praias da região.
Saindo de Salvador pegamos a BA-099, rodovia estadual da Bahia, que liga a cidade de Lauro de Freitas (na Região Metropolitana de Salvador) às praias do Litoral Norte do estado, terminando na divisa da Bahia com Sergipe. É uma estrada turística, pedagiada, duplicada até Guarajuba. A rodovia está dividida em Estrada do Coco, trecho inicial que vai do Aeroporto Internacional de Salvador até a Praia do Forte, e Linha Verde, trecho que vai localidade de Praia do Forte, no município de Mata de São João, até Mangue Seco, em Jandaíra, no limite com Sergipe. É através dessa BA, que se tem acesso aos pontos turísticos da Costa dos Coqueiros, entre elas estão Arembepe, Praia do Forte, Imbassaí, Porto de Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio, Barra do Itariri, Sítio do Conde, Costa Azul, Itacimirim, Guarajuba e Sauípe a na divisa com Sergipe esta Mangue Seco.