sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Trairi - Ceará

Após nossa passagem por Paracuru seguimos viagem para o município de Trairi onde ficamos hospedados no Zorah Beach Hotel, decorado com peças da índia e indonésia, quartos amplos e espaçosos, com banheira de hidromassagem e produtos de banho da Loccitane e fica localizado em frente a praia de Guajiru, aproximadamente a 120km de Fortaleza.

Outro destaque deste hotel é sua gastronomia. O cardápio preparado pelo Chef é composto de carnes e frutos do mar e são simplesmente maravilhosos. No café da manhã são várias opções de quiches, pães, salgados, sucos ,etc..muita fartura para começar o dia.

Bem, este hotel é um capítulo a parte em nossa viagem , pois resolvi ficar hospedado neste local para comemorar meus 9 anos de casado e aniversário da esposa. Mas mesmo com todo este diferencial só conseguimos desfrutar do hotel 1 dia,  próximo  a Guajiru estão praias lindas deste litoral, em destaque para Flexeiras, Mundaú, Lagoinha e Icaraí de Amontada.

Mundaú

Chegamos cedo no hotel mas nosso check In era a partir das 14:00hs então aproveitamos para passear e fomos conhecer a vila de Mundaú. Uma vila de pescadores, meio desorganizada, simples, mas um litoral lindíssimo, pouco desbravado pelo turismo e ainda preserva um local rústico, poucas pousadas, mas com grande potencial turístico.

Chegando a praça principal é possível observar o rio desaguando no mar e na maré baixa formam bancos de areia proporcionando o banho. Próximo a duna, do outro lado da praça é o local ideal para banho, com águas calmas e mar de tonalidade azul  é possível relaxar e apreciar toda beleza do local. É comum ver muitos veículos circulando pela areia, pois neste local passa as pick ups de  várias empresas  de receptivo de Fortaleza levando para Jericoacoara.

O rio serpenteia enormes dunas e o tortuoso curso pode ser plenamente contemplado em um Catamarã que desbrava trechos mais isolados do Rio passando por um manguezal. No final de tarde programe uma parada para o pôr do sol nas dunas da foz do Rio, outra opção é a duna  na margem do outro lado da praça que proporciona um lindo espetáculo no fim da tarde.

Na cidade não há restaurantes para almoço, sugiro levar lanche para passar o dia. Na praça existem alguns quiosques que oferecem refeição e frutos do mar, tive a sorte de comer lagosta fresca , estava maravilhosa ao preço de R$10 cada. Simplesmente inacreditável.

Na estrada as dunas invadem o asfalto.

Praia de Mundaú

Flexeiras

Esta vila fica muito próximo  ao Hotel, mais turística e movimentada possui bares e restaurantes que fazem parte da rota turística do local.  Na maré baixa a formam grandes piscinas naturais ótimas para banho. Na praia há barradas de praia para suporte ao turismo comandada por nativos e no cardápio predominam peixes da região.

Entre Flexeiras e Lagoinha são 20km pela areia, sendo possível alugar um bugre ou quadriciclo para ir de uma praia a outra. Pela estrada a distância é um pouco maior pois o acesso é feito pela BR.

Dicas de restaurantes:
Restaurante do Nonô - especialidades em massas e frutos do Mar
Lá na Chris Bistrô - Pizzas, sanduíches, escondidinho.

Lagoinha

Chegamos em Lagoinha pela manhã e fomos direto ao mirante da cidade . Lá é possível alugar quadriciculo ou contratar um guia com bugre para rodar nos pontos turísticos. Alugamos o Bugre por 1:30hs e seguimos ao lado esquerdo da praia até a lagoa  do Jegue e na volta fomos mais adiante a barra do rio Guajiru. Seguimos por uns 3 km de praias desertas até a foz do Rio , ótimo local para banho. O passeio é imperdível, vale cada centavo e ao final nem dá vontade de devolver o quadriciclo.

Após o passeio pegamos a dica com nativo e fomos passar  a tarde na Lagoa Almécegas, uma lagoa de água doce , formada pela chuva e uma super estrutura com restaurante, barracas, espreguiçadeiras , ótimo para passar o dia relaxando e boa opção para almoço.