sexta-feira, 26 de abril de 2013

Los Roques


Los Roques

É um destino pouco conhecido, pequeno arquipélago na Venezuela, com apenas 40 km², é grandioso em beleza. São 42 ilhotas e diversos bancos de areia cercados de águas cristalinas e muitos recifes de corais.
Para chegar a Los Roques é necessário ir para Caracas ( Venezuela ). Atualmente 2 empresas aéreas fazem este trajeto, Gol e Tam.  Será necessário dormir 1 noite em Caracas para não ter problemas de conexão com voo para Los Roques. Se o voo for Gol dorme na ida e se for Tam dorme na volta.

De Caracas para Los Roques o trajeto será realizado por um empresa local; Chapi Air ou LTA. Se você tem medo de avião pequeno sugiro voar de LTA, esta empresa possui  um avião de porte maior, cerca de 50 passageiros e os aviões que compõe a frota da Chapi Air, são um de 8 e o outro de 14 passageiros.
Não é possível comprar passagens pelo site da Chapi Air  e sugiro não arriscar  comprar na hora, os aviões são pequenos e caso não haja lugares disponíveis  será necessário perder um dia ou mais em Caracas. Algumas pousadas já fecham o pacote incluindo o voo de ida e volta, facilitando nossa vida.


O tempo de voo até Los Roques é de aproximadamente 50 mim. O avião da Chap Air é muito pequeno , apertado e barulhento. Nos 10 primeiros minutos de voo você tem medo e se arrepende de ter entrado no avião, mas depois você relaxa pois o visual é recompensador.






É importante no dia do embarque levar alguns Bolivares para pagar taxas no aeroporto (51Bs) e na sua chegada em Los Roques será cobrado um taxa  de preservação de 200 Bs, não é aceito dólares. Quando desembarcar no aeroporto de Caracas você será abordado por diversas pessoas querendo fazer câmbio, não aconselho pois existe uma fama que estas pessoas passam notas falsas. Sugiro trocar U$200 no hotel somente para pagar taxas e o restante na própria pousada ou na farmácia localizada no centrinho de Grand Roque. Em Caracas trocamos U$1 por 14Bs , já em Los Roques o câmbio estava U$1 para 20Bs.

No Brasil existe uma agência especializada em Los Roques , VeneBrasil (http://www.venebrasil.com.br/) , cuida de tudo para você. Esta agência possui 2 pousadas próprias , sendo o proprietário Brasileiro, muito hospitaleiro  que passa várias dicas interessantes  para passeios.

Ficamos hospedados na pousada Sol y  Luna. Pousada pequena de apenas 5 quartos, mas com roupa de cama limpa, ambiente agradável, funcionários muito atenciosos e uma comida maravilhosa. O chefe Vitor era especialista em massas e frutos do mar. O jantar é composto de uma entrada ( salada, sopa ou carpaccio ), primeiro prato, segundo prato e sobremesa.




As belezas de Los Roques não estão nas pousadas, mas nas dezenas de praias do arquipélago.
Gran Roque é a ilha principal de Los Roques, estão as pousadas, posto de saúde e o aeroporto.  A estrutura é  precária,  água  escassa, as pousadas não possuem água quente e a quantidade de água que sai do chuveiro é bem pequena. Constantemente falta energia elétrica e algumas pousadas possuem gerador, mas tudo isso faz parte do charme da viagem. Los Roques é um destino rústico.
A única atração de Gran Roque é o antigo farol que fica no alto de um morro. É um local tradicional para acompanhar o pôr do sol. A subida até o farol é bem íngreme e leva uns 15 a 20 minutos.
As ruas são todas de areia e as casas e pousadas são simples, não  sendo necessário levar muita roupa pois não há nada para fazer a noite e o voo Caracas x Los Roques possui limite de bagagem de 10kg por passageiro.  Se ultrapassar será cobrado excesso de bagagem. Importante levar protetor solar ( fator 50 ), óculos escuro, chapéu ou boné, roupa de praia e repelente.












1º Dia - Francisquí

Conjunto de ilhas muito próximo a Los Roques. Ideal para conhecer no primeiro dia ou no último quando seu tempo será menor na ilha. A praia possui águas calmas em vários tons de azul, ótimo para prática de windsurfe, kitesurf , caiaque e Stand up. O destaque para esta praia é o restaurante local que serve frutos do mar e lagosta fresca retirada do mar assim que você faz o pedido.
Cuidado ao alugar o Kitesurf, no dia que estávamos na ilha uma mulher sofreu um acidente , foi jogada contra um lancha que estava estacionada e teve que ser removida para Caracas.




2º Dia  - Palafito, Rabusqui e Noronquí

Após um delicioso café da manhã saímos da pousadas as 9:00hs com a programação de conhecer 3 ilhas, cada uma com seu encanto, todas lindíssimas .
Palafito é uma casa no meio do mar que abriga pescadores na época da pesca da lagosta. Vale uma parada rápida para conhecer o local , fazer fotos e um breve banho. Em seguida partimos para Rabusquí que possui aguas com tom de azul sem igual  muita estrela do mar. Ao lado existe um pequeno banco de areia chamado Pelona de Rabusqui ideal para prática de Snorking, sendo possível ver vários peixes coloridos, lagostas e corais. Após algumas horas mergulhando seguimos para Noronquí, mar de águas tranquilas. Nosso guia Chichi, posso dizer que um dos melhores guias de Los Roques, pescou 2 lagostas e garantiu nosso almoço. A lagosta foi feita na forma rustica, temperada com água do mar, grelhada sobre pedras...uma maravilha de fazer inveja até na cozinha da Ana Maria Braga. Ao final do dia deixamos esta maravilhosa praia e retornamos para Gran Roque, sendo a lancha pilotada por mim.







3º Dia – Boca de Cote e Crasquí.

Mais um dia de muito sol, embarcamos no Pier para Boca de Cote para fazer mergulho. De todas as  ilhas que visitamos esta foi a melhor para a prática de snorking devido a variedade de peixes e corais. Ficamos na ilhas umas 2hs e seguimos para Crasquí.
Em Crasquí possui uma colônia de pescadores e algumas casas funcionam como restaurantes em um ambiente simples, sendo possível alugar Caiaques, vela e equipamentos de mergulho. Neste caio é possível fazer um pequena trilha que leva a uma piscina natural com água quente cercada por corais de várias formas ideal para prática de mergulho. Se você der sorte seu guia poderá ter na lancha uma prancha de wakeboard e você poderá tentar ficar  de pé na pranchinha...muito difícil.










4ª Dia – Canerero e Cayo de água

Hoje acordamos com muita chuva, pensamos que teríamos que ficar presos na pousada. Fechamos o grupo para o passeio e o capitão Chichi resolveu ir em busca do sol. Seguimos para Cayo de água , chegamos com sol e após algumas horas começou a chuviscar e ataques de pernilongo, nos obrigando a deixar a ilha. 
Cayo de água é a mais popular ilha de Los Roques, esta entre as mais fotografadas.  Esta ilha possui uma estreita  faixa de areia que separa lado norte e sul , transformando em uma lindo cenário cercado por águas em um lindo  tom de azul.
Decidimos sair de Caio e voltar para pousada mais no meio do caminho o tempo abriu e partimos para Carenero. Antes de chegar ao destino nosso capitão nos levou a uma barreira de corais para ver tubarões...ficamos no barco vendo os o desfiles de barbatanas na água.
Em Carenero ficamos em um local com grande banco de areia e foi possível avistar uma Arraia passando bem próximo da areia. Neste dia o mar estava calmo e transparente, aproveitamos para praticar wakeboard.







5ª Dia – Boca de Gato, Boca de bobo, Los Castilhos , Laguna Azul, Bajo Fabian, Madrisquí.

Este foi nosso último dia na ilha. Trocamos nosso barqueiro e fizemos uma programação para conhecer vários lugares pois nosso voo de volta para Caracas estava previsto para  as 17:00hs. Devido a desvalorização da moeda fechamos uma lancha para 3 pessoas ao custo total de 2.500Bs, na cotação atual corresponde a R$250,00.

Boca de Gato e Boca de bobo – Dois locais lindíssimos apenas para apreciar a beleza dos manques e os pássaros, não é permitido entrar na água. Boca de Gato leva este nome devido os tubarões gato que habitam o local. O Tubarão-gato é um peixe inofensivo de hábitos noturnos e que vive junto ao fundo nas águas costeiras.

Los Castilhos  - Um pequeno banco de areia cercado pelos corais que circundam o arquipélogo,  aguas rasas e cristalinas.

Laguna Azul – O nome já diz tudo. Local ótimo para banho, possui um pequeno banco de areia e águas com 2 tonalidades de azuis, ótimo para prática de snorking e visibilidade de 10m.

Bajo Fabian – Um pequeno banco de areia com  água cristalina e calma, ótimo para passar  o dia sozinho pensando na vida e namorando.

Madrisquí – Praia bem próximo a Los Roques, águas claras, bom para prática de esportes náuticos ( stand up, caique, vela ) e bom para caminhar nas areais explorando o local.










Mais fotos de Los Roques







Um comentário:

  1. Grande Marcelo e Silvana, Show de Bola o Blog, imenso prazer em conhecer vcs no paraíso, companhia super agradável, espero que possamos nos reencontrar em um futuro próximo, obrigado pela parceria Bjão e Abraço
    Rafa & Roberta

    ResponderExcluir