quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Hungria - Budapeste

Budapeste é uma das cidades mais lindas da Europa. Fundada em 1873, a capital húngara é o resultado da junção de três cidades distintas: Buda, Ôbuda e Peste. As duas primeiras são separadas de Peste pelo belíssimo Rio Danúbio. O conjunto é indescritível. Dez pontes cruzam o rio tornando o visual magnífico.

Para conhecer melhor a cidade , Budapeste possui um serviço de free tour (passeio grátis pela cidade).

Como funciona: Há dois horários de saída por dia (um pela manhã e outro no início da tarde), ponto de encontro pré-determinado (em Budapeste é em uma praça central) e 3h30min de caminhada leve. No final, a guia espera uma doação de cada pessoa, o que é mais do que justo, né não? Para vocês não ficarem perdidos, algo em torno (a partir) de 5 a 7 euros por pessoa está tranquilo.


Informação:
Horário – todos os dias as 10:30hs
Ponto de encontro: Plaza Vörösmarty enfrente de la Fuente de los Leones. (Metro : Vörösmarty tér, M1.)

Locais de visitação: Basílica de San Esteban, Palacio de Gresham, Plaza Vigadó, Académia Húngara de Ciencias, Plaza de Elisabeth, Ponte das Correntes, Barrio del Castillo (Palacio Real, Iglesia de Matías y Bastión de los Pescadores), Monte Gellért y su Citadella, la Isla Margarita, las montañas de Buda, la Isla Margarita, las montañas de Buda, Parlamento de Budapest

 O que conhecer?


·        Chain Bridge

Atravessar a Chain Bridge, Ponte das Correntes, que liga Buda a Peste.
A Ponte das Correntes sobre o Danúbio é uma das imagens mais famosas de Budapeste. Essa ponte entre os bairros de Peste e Buda oferece vistas espetaculares das margens do Danúbio. No lado Peste, as torres pontiagudas do Edifício do Parlamento cortam o Danúbio, enquanto o Castelo de Buda se ergue na outra margem. A própria ponte pênsil é bastante impressionante, especialmente à noite, quando as pesadas correntes brilham com milhares de luzes. Na época, era uma obra-prima arquitetônica extraordinária – com 375 metros de comprimento, era uma das mais longas pontes suspensas da Europa. Grandes leões de pedra guardam a ponte dos dois lados, e os pilares impressionantes ostentam o brasão de armas da Hungria.





·        Castelo de Buda

O rei Bela IV da Hungria, começou a construir a primeira residência real de Buda no topo de uma colina, 170 metros acima do Rio Danúbio. Em plena idade média, no século XII, a cidade foi se desenvolvendo em torno do castelo, sendo o maior castelo gótico no final da  Idade Média. E provavelmente com a vista mais bonita!
Chegar ao Castelo de Buda (num dia de céu mais ou menos azul) é uma experiência inesquecível, sendo a vista mais linda da cidade. A primeira visão é da Ponte das Correntes sobre o Danúbio. O castelo é voltado para o rio. Ideal chegar no final do dia para ver o por do sol e as luzes da cidade ascendendo.
O castelo abriga a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste
Endereço: Budapest, Szent György tér 2, 1014 Hungria




·        Basilica St Stephan

Juntamente com o Parlamento de Budapeste, forma o par de edifícios mais altos de Budapeste (com 96 m), e além disso é a igreja maior da Hungria, tendo capacidade para 8500 pessoas.
Começou a ser construída em 1851, concluindo-se 54 anos depois, e a cúpula teve que ser demolida em 1868. Terminou em 1905 e foi consagrada nesse mesmo ano. Sob o majestoso edifício, cuja fachada principal vislumbra o rio Danúbio, teve que construir-se uma base de cimento de três níveis, quase tão grande como a própria igreja.
Endereço: Budapest, Szent István tér 1, 1051 Hungria




·        Parlamento de Budapeste

O Parlamento de Budapeste é o local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria, e um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa, que constitui um notável exemplo paisagístico da Hungria e um destino muito popular em Budapeste.
Endereço: Budapest, Kossuth Lajos tér 1-3, 1055 Hungria






·        City Park

Uma grande área verde no meio do centro urbano de Budapeste, com um grande lago! Lá fica o Szechenyi Baths, que é o maior complexo de banhos termais da Europa. Foi construída em 1913 no estilo neobarroco. (Endereço: Budapest, Kós Károly stny., 1146 Hungria ).


·     Parque Municipal Varosliget e o magnífico Castelo de Vajdahunyad

O Vajdahunyad é um castelo de “mentirinha” localizado no parque Városliget, não muito distante do centro de Budapeste. O castelo fica em uma pequena ilha dentro do parque e foi construído em 1897 para as comemorações dos 1000 anos da Hungria. O castelo era para ser temporário, tanto que foi construído em papelão e madeira. Mas fez tanto sucesso que resolveram refazê-lo em pedra. Hoje, abriga o Museu da Agricultura Húngara, o maior museu da especialidade na Europa, e oferece um dos passeios mais agradáveis de Budapeste.




·        Fisherman’s Bastion

A vista é espetacular e para subir ali você não paga nada! Fique atento, porque na bilheteria da igreja eles também tem um ingresso pra subir numa parte do mirante, do outro lado, mas é pura sacanagem. Essa parte é mais baixa e menos bonita. Contorne a igreja, suba pela última escada no muro, passe por um café e disfrute da linda e gratuita vista de Budapeste!



·        New York Café, o mais lindo do mundo

Endereço: Budapest, Erzsébet krt. 9-11, 1073 Hungria

Esta é a cafeteria mais famosa de Budapeste. Foi inaugurada em 1894 e ficou logo conhecida como “o café mais belo do mundo”. Seu interior era uma vitrine onde se expunha o que na época havia de mais luxuoso. Por lá desfilavam a antiga nobreza e a alta burguesia disputando em elegância, desfilando a última moda e difundindo os últimos modismos. Reduto de intelectuais e artistas sofreu as consequências da segunda guerra, das crises financeiras e do regime comunista. Restaurado, abriu suas portas novamente em 2006. (fonte: Revista viagem)

·   

Onde comer:

·        Café Gerbeaud 
Budapeste é cheia de lindos cafés lindos. Esse café existe desde 1858, é o mais famoso da cidade e era o queridinho favorita da Imperatriz Sissi. Uma dica do que pedir?  Bolo Dobos de 7 camadas, é bem tradicional pela cidade. 
O Café Gerbaud fica numa casa/palácio, onde recentemente foi aberto o Szabina Szulló’s Bistro, para encontrá-lo, vá para a entrada do prédio que fica na Rua Dorottya. Lugar lindo, todo novo… dá gosto de sentar ali. Tem vários tipos de Menu de Almoço e de Jantar, incluindo ou não bebidas.
Site Oficial: http://www.gerbeaud.hu/
Onde Fica? 1051 Budapest, Vörösmarty tér 7­8. – Fica na Praça Vörösmarty, no centro de Budapeste, próxima à catedral de Santo Estevão.  Metrô: Vorosmarty Tér
·        Book Cafe
Um lugar lindo, enorme… você vai se sentir num palácio. 
Site Oficial: http://www.lotzterem.hu/
Horário: Todos os dias das 10h às 22h
Onde Fica? Andrassy Ut 39, 1061 Hungary, Budapeste, Hungria – entre o Metrô Oktogon e Ópera
·        Menza

Super recomendado por todos os blogs e sites que li sobre Budapeste! 
O lugar é super disputado, moderno e precisa de reserva 
Horário: Todos os dias das 10h – 24h
Onde Fica? Liszt Ferenc Ter 2, Budapeste 1061, Hungria –  Metrô: Oktogon

·       Mák Bistrô ( Antes de viajar consultar o cardápio do mês no site )

Com um chefe jovem, o Mák Bistrô é um lugar muito charmoso com um preço ótimo para menu de almoço: mais ou menos uns R$30 o menu de 2 pratos e R$40 o de 3. 
Site Oficial: http://www.mak.hu/
Aberto: Seg-Sáb – 12h-15h e 18h-24h /Onde Fica? 1051 Budapest, Vigyázó Ferenc utca 4.

Restaurante super premiado  / Recomendado pelo Guia Michelin (2012, 2013, 2014, 2015)

Nenhum comentário:

Postar um comentário