quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A caminho de Salzburgo - Castelo de Neuschwanstein


A caminho de Salzburgo





 

Castelo de Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha
Endereço -Neuschwansteinstraße 20, 87645 Schwangau, Alemanha. (Coordenadas: 47º 33' 34″ N, 10º 44' 58″ E).

 


Neuschwanstein é a principal atração turística da Alemanha (com cerca de 1,4 milhões de visitantes ao ano) foi a inspiração de Walt Disney para sua terra encantada. Um dos lugares mais lindos e impressionantes que você pode visitar na vida.

Na fronteira com a Áustria, com visão para os Alpes, pertinho da cidade de Fussen, fica o Neuschwanstein, que apesar de parecer um pintura com dezenas de postagens no Instagram confirmamos que existe na vida real. Construído pelo Rei Ludwing II  em 1869, o castelo não foi completamente terminado devido a morte do Rei em 1886. Sem seu principal morador, o castelo foi aberto ao público para visitação alguns meses depois. A impressão que se tem mesmo lá é de estar num cenário de um conto de fadas. É tão lindo e bem conservado que parece quase irreal.

O projeto majestoso previa 360 cômodos, mas só 14 foram totalmente finalizados, e são alguns deles que é possível visitar internamente. Infelizmente, não se pode tirar fotos nem fazer vídeos lá de dentro, mas o interior, mesmo incompleto consegue também ser impressionante. 

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein e Hohenschwangau


O percurso mais comum é via Munique, num bate e volta de um dia da cidade. Fussen e Hohenschwangau, as cidades base para visitar os castelos ficam a cerca de 131 km de Munique e podem ser acessadas via carro ou trem, sendo essa última a opção mais comum para os turistas que estão na cidade.

Uma vez em Hohenschwangau dá para começar a sua visita, que pode ser só pela parte de fora dos castelos ou fazendo a visita completa, que inclui tours guiados dentro dos castelos. Para parte de fora de ambos não paga-se nada, apenas para entrar e visitas os cômodos. Os ingressos para fazer o tour dentro dos castelos podem ser comprados no próprio Ticketcenter (loja de venda de ticktes) de Hohenschwangau na hora.

Dica importante tanto para quem só quer ver a parte de fora dos castelos, como a parte de dentro, é considerar um tempo para chegar até a entrada de ambos. No caso do Castelo deHohenschwangau, o mais antigo, a caminhada é leve, numa subida tranquila, com direito a escadas e rampas, que dá no máximo uns 15 minutos caminhando bem devagar. Quem tiver problemas de locomoção há uma charrete paga perto do Ticketcenter que sobe até o castelo.

Já no caso do Neuschwanstein, que ficano alto da montanha, a caminhada é mais pesada pois é ladeira inclinada 100% do tempo até a entrada do castelo. Em geral, leva-se caminhando até lá de 30 a 40 minutos, mas quem não puder ir andando, existem outras opções.

 

Opções de como chegar ao castelo:

Charretes: Funciona o ano todo e custa 6 euros para subir e 3 euros para descer. A saída ocorre logo um pouco acima do Ticketcenter e geralmente há grandes filas.


Ônibus: Tende ser a melhor opção para quem não quer ir a pé, seja pela rapidez seja pelo valor (1,80 euro para subir e 1 euro para descer). O problema é que o ônibus só funciona com o tempo bom, então no inverno ou qualquer época que tenha neve na estrada o ônibus simplesmente não funciona.

 

De onde ter as melhores vistas: Marienbrücke


No Neuschwanstein, tanto para quem faz o tour ou não, a vista mais bonita do castelo é da Marienbrücke, uma ponte no meio do vale, com uma vista realmente perfeita do castelo. Para quem tem medo de altura a ponte dá uma certa “tremedera” mas vale a pena

Para quem está subindo para a entrada principal do Neuschwanstein a pé ou de charrete, a Marienbrücke fica a direita, com direito a descidas e mais subidas. Considere mais uns 10/15 minutos de caminhada.

Dicas importantes

  • Devido a tanta “andação” vá com sapatos bem confortáveis, de preferência ideais para caminhada. No inverno não bobeie: sapatos impermeáveis e com sola de borracha são essenciais.
  • Para comer há poucos cafés e restaurantes no vilarejo de Hohenschwangau e há uma lanchonete/cervejaria no meio da subida para o Neuschwanstein, por isso, se puder trazer um lanchinho e algo para beber desde Munique vale a pena.
  • Se quiser fazer o tour sem multidões, não saia de Munique mais tarde do que 9h da manhã para dar tempo de fazer tudo com calma e tirar as milhares de fotos que o lugar merece. Se sair mais tarde, vai ser “aquela correria”.
  • Seguindo até o final da rua principal do vilarejo de Hohenschwangau, passando o castelo de mesmo nome, fica um lindo lago com vistas de tirar o fôlego dos Alpes austríacos. Do alto de Neuschwanstein é possível vê-lo, mas as vistas lá embaixo conseguem ser ainda mais bonitas.












Nenhum comentário:

Postar um comentário