quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Munique

Em Outubro/16 inciamos nosso tour pela Europa, passando pelas cidades de Munique, indo direção a Austria paramos na cidade  Schwangau para conhecer o castelo  Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha, seguimos para  Áustria e  Hungria.

Nossa primeira parada foi em Munique e para minha surpresa fiquei impressionado com a receptivdade do povo alemão, simpáticos, dispostos a dar informações, conversar e sem barreiras para lingua inglesa. Frequentar bares e restaurantes , locais públicos fomos muito bem recebidos, garçons em restauranes sempre com bom humor. 

Através do site tour realizado em Munique fiquei impressionado com os horrores da guerra do período Nazista, fato que não é orgulho para o Povo Alemão, nosso guia explicava que os alemães não gostam de ser assossiados a este período da história e se alguma pessoa, seja nacionalidade alemã ou estrageiro for pego fazeendo a saudação Nazista será punido com multa e cadeia. "Então não faça isso nem brincando".

Como Cicular em Munique:


Como pegar o metrô/trem do aeroporto ao hotel
Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).)

Compre o passe Partner Day-Ticket (entire network): Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas  Valor: 20 euros.  ( saídas – 11:51, 12:04, 12:11 )

Para achar o metro há placas em vários lugares dentro do aeroporto. Procure pelos símbolos 

SBahn e siga-os .  O hotel fica a 500m da estação München Donnersbergerbrücke.
O sistema de transporte público em Munique funciona por uma identificação de letras e números. As estações que começam com U correspondem às estações da U-Bahn, as que começam com S correspondem às estações da S-Bahn e as estações que apenas possuem números dentro dos quadrados correspondem ao bonde elétrico (tram).

OBS: Não existe catracas nas estações de trem, metro e mesmo dentro dos bondes elétricos. Porém, não tente dar uma de esperto e tentar usar o sistema sem estar portanto um bilhete válido pois se você for pego a multa é bem alta. Depois de comprado o bilhete você deve validá-lo nas máquinas azuis que estão disponíveis em todas as estações da S-bahn e U-bahn e também nos pontos do bonde elétrico (tram). Sem o bilhete validado, não é possível saber a partir de onde você começou a usar o transporte (o valor depende da distância percorrida)

Como Comprar o Bilhete do Transporte Público em Munique

Há uma grande variedade de bilhetes de transporte público e você deve encontrar aquele que será mais adequado ao que pretende fazer, quantos dias irá ficar na cidade, quais atrações irá visitar etc. O bilhete para o transporte público em Munique pode ser comprado nas diversas máquinas que ficam espalhadas pelas estações da S-Bahn e U-Bahn e também nas paradas dos trams.

Abaixo você encontra os principais tipos de bilhete do transporte público em Munique e o preço de cada um deles (preços de Maio/2015):
– Single Trip (Einzelne Fahrten): o bilhete single trip é válido para quem deseja usar o transporte público em Munique de vez em quando, ou seja, para quem irá visitar grande parte das atrações da cidade a pé ou vai ficar pouco tempo na cidade. Há dois dois de single trip: Single Ticket e o Stripe Ticket.

Single Ticket: o single ticket, como o próprio nome já fiz, é um bilhete único válido para apenas uma viagem, ou seja, para fazer um trajeto de ida e volta você precisará de dois single ticket. O single ticket é válido por zona (Munique tem 4 zonas) e você define a zona na hora da compra do seu bilhete. Você fará grande parte das atrações dentro dos limites da zona 1 (mostrado no mapa acima) e irá sair da zona apenas quando for para se locomover de/para o Aeroporto de Munique. O valor para as viagens dentro da Zona 1 custa 2,70 Euros.

Stripe Ticket: o stripe ticket é um cartela com diversos tickets (vamos chamá-los de tiras) que é mais flexível. Diferentemente do single ticket, você não precisa definir a zona em que irá usar o bilhete, mas você deve usar a quantidade de tiras de acordo com a zona. Por exemplo, para viagens dentro da zona 1 você precisará de 2 tiras. A cada mudança de zona você deve adicionar mais 2 tiras. Por exemplo, para uma viagem entre as zonas 1 e 2, você irá usar 4 tiras. Como dissemos anteriormente, dificilmente você irá ultrapassar a zona 1, usando regularmente 2 tiras. Pode parecer confuso, mas uma grande vantagem do stripe ticket é que ele possui um modo de short trip. Caso você ande até 2 estações da S-bahn e U-Bahn ou 4 pontos do bonde elétrico (tram) você não precisa de 2 tiras, mas apenas de 1 tira. O valor para 2 tiras é de 2,60 Euros.
Obs: lembre-se de validar o seu bilhete antes de embarcar. Se estiver usando os bilhetes stripe ticket, valide a quantidade de tiras necessárias para realizar o seu trajeto.


– Day Ticket (Tageskarten): o bilhete day ticket é válido para quem deseja simplificar e usar apenas um bilhete para uma determinada quantidade de dias. Apesar de facilitar bastante as coisas, você deve usar bastante o transporte público em Munique neste período para que esta modalidade compense. O bilhete ilimitado para 1 dia custa 6,20 Euros e para 3 dias custa 15,50 Euros. Estes preços são válidos para quem irá realizar todos os trajetos dentro da zona 1, mas também é possível comprar o ticket para sair da zona 1 por um valor mais caro.

Outra opção para quem tem pouco tempo na cidade e não deseja utilizar o transporte público são os famosos ônibus vermelhos de 2 andares.


Bus Hop-On Hop-Off  - Passeios Turísticos
Ponto de partida:  Na frente da loja de departamentos Karstadt em frente da principal estação ferroviária (Hauptbahnhof), ou em qualquer uma das paradas ao redor da cidade.

Preços : Grande Circle Tour válido para 1 dia: Adulto 22 euros, - / Criança 4-14 anos EUR 11, - 
Grande Circle Tour válido para 2 dias: adulto EUR 27,
Expresso Circle Tour válido para 1 dia: Adulto 17 euros.

Tour a pé gratuito em Munique
Munique tem a opção de fazer um Tour gratuito pela cidade, diponível em várias linguas ( não tem portugues) que pode ser reservado através do Site ou direto na praça  Marienplatz.
O ponto de encontro é na praça, geralmente sai as 10:30hs , é preciso chegar antes para agendar caso não faça pelo site , sendo super fácil reconhecer as empresas que estão com camisa, coletes, uniformes sinalizando Free Tour




O que será visto no Tour?


Feldherrnhalle, um belíssimo monumento que foi encomendado em Florença, Itália para comemorar os grandes feitos do Exército Bávaro pelo Rei Ludwig I e foi construído entre 1841 e 1844.





Kristallnacht - Noite dos cristais (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. Tratou-se de pogroms, com a destruição de sinagogas, lojas, habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.
Para o regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco, condenado múltiplas vezes a deportação da França.
A pedido de Adolf Hitler, Goebbels instiga os dirigentes do NSDAP e os SA a atacarem os judeus. Heydrich organiza as violências que deviam visar as lojas de judeus e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 267 sinagogas foram reduzidas a escombros.
As ordens determinavam que os SA deviam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa contra os judeus. Os incêndios também chocaram uma parte da população, mas não o fato de que os judeus tivessem sido atacados fisicamente.
A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas.
O nome Kristallnacht deriva dos cacos de vidro (vitrinas das lojas, vitrais das sinagogas, entre outros) resultantes deste episódio de violência ( fonte: wikipedia.org  - https://pt.wikipedia.org/wiki/Noite_dos_cristais)


Viktualienmarkt é o mercado municipal ao ar livre da cidade de Munique e para os amantes da boa gastronomia é um passeio interessante que não pode faltar no roteiro.

Teatro Nacional y Ópera Estatal de Baviera - é a casa de Ópera de Munique.



Marienplatz – Centro Histórico, prefeitura, cios históricos

 - Neues Rathaus

Em português, Nova Câmara Municipal é o edifício dos Paços do Conselho de Munique, Alemanha, localizado na Marienplatz. Foi construído entre 1867 e 1908 em estilo Neogótico. Tem uma área total de 9159 m².
 - Glockenspiel
 Todos os dias às 11 horas (bem como 12:00 e 17:00 no verão) que carrilhões e reencena duas histórias do século 16 para o divertimento de multidões em massa de turistas e moradores. É composto por 43 sinos e 32 figuras em tamanho natural. A metade superior do Glockenspiel conta a história do casamento de local Duque Wilhelm V (que também fundou o mundialmente famoso Hofbräuhaus ) para Renata de Lorena . Em honra do casal feliz há uma justa com os cavaleiros em tamanho natural a cavalo representando Baviera (em branco e azul) e Lothringen (em vermelho e branco).
Esta é seguida pela metade inferior e segunda história: Schäfflertanz (o coopers dance '). De acordo com o mito, 1517 foi um ano de praga em Munique. A Coopers são disse ter dançado pelas ruas "trazer nova vitalidade às alienações de medo." A Coopers permaneceram leais ao duque e sua dança veio a simbolizar a perseverança e fidelidade à autoridade por momentos difíceis. Por tradição, a dança é realizada em Munique a cada sete anos. Isto foi descrito em 1700 como "um antigo costume", mas a dança atual foi definida apenas em 1871. A dança pode ser visto durante Fasching .Todo o show dura entre 12 e 15 minutos .








Frauenkirche - é a maior igreja da capital bavaria de Munique. Localizada no centro da cidade na "Frauenplatz 1", a catedral católica é um sinal importante e uma atração turística popular na cidade.







 

Historia del Putsch de Múnich – Golpe de estado .. Cervejaria Bürgerbräukeller, que não existe mais. Era a cervejaria de Hitler, onde ele discursava, onde se tornou líder do partido trabalhista, voltava todos os anos para comemorar uma tentativa de golpe contra o governo da Baviera e onde escapou de um atentado a bomba em 1939. Hoje há um hotel na área da cervejaria que alegrava os nazistas.

La Hofbräuhaus - Foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para evitar ter que comprar cerveja da baixa Saxônia, sendo de uso exclusivo do Duque. Apenas em 1828 a cervejaria foi aberta ao público. Em 1897 o edifício foi refeito quando foi movido para o subúrbio da cidade. Na Segunda Guerra Mundial toda a estrutura da cervejaria foi destruída num bombardeio, porém foi reconstruída em 1958.
Em 24 de fevereiro de 1920, foi realizado na Hofbräuhaus o primeiro evento político importante do Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Nesse dia, Hitler apresentou o "Programa de 25 pontos" do Partido.
O Hofbräuhaus am Platzl é uma cervejaria localizada no centro de Munique, na Alemanha. O cardápio da cervejaria constitui-se de pratos típicos da Baviera, como lombo de porco, joelho de porco e vários tipos de salsichas, como a Weisswurst (salsicha branca). O tipo de cerveja mais tradicional é a Helles, servida em um caneco conhecido como Mass. É servida junto com uma cerveja de trigo e com vinho. A cerveja da Hofbräuhaus é muito conhecida e procurada pelos turistas que visitam Munique. A música típica alemã é tocada sem pausas durante todo o dia, transmitindo a forte cultura bávara.(Fonte: http://www.wikiwand.com/pt/Hofbr%C3%A4uhaus_am_Platzl)



 Iglesia de los Teatinos y San Cayetano  - foi construído entre 1663 e 1690 em estilo barroco atrasada do italiano e fundada por eleitor Ferdinand I e sua esposa Maria, Princesa Henriette Adelaide de Sabóia. Possui um rico interior em um estuque branco brilhante que contribui para o brilho do espaço interior. Uma pequena capela abriga os túmulos de Maximilian II, rei da Baviera (1811-1864) e sua esposa Maria da Prússia (1825-1889). Na cripta estão os túmulos de outros membros da Wittelsbach, incluindo os fundadores da igreja e da família Otto da Grécia, que morreu em 1867.
(ESTAVA EM REFORMA NÃO FOI POSSÍVEL TIRAR FOTOS )

 Columna de María - é uma coluna que foi construído em 1638 , durante a Guerra dos 30 anos (1618-1648), depois que a cidade de Munique, ele foi salvo da destruição pelos suecos. Na base da coluna vertebral pode ser observado quatro anjos, que representa os quatro ameaças Munique, nesse momento.
  • O primeiro monstro é um dragão que representa a fome.
  • O segundo, lutando com um leão guerra que representa.
  • O terceiro é algo como um "lagarto-hen" representando doença.
  • A quarta, a serpente que representa a heresia , ou seja, todos os protestantes da época, que deu a luta da igreja.
Residencia Real - é um palácio em Munique, situado no centro da cidade, foi a residência oficial dos duques e é considerado  o maior palácio urbano na Alemanha, servindo, atualmente, como um museu de decoração de interiores, considerado um dos mais belos da Europa. Também abriga uma sala de concertos, a Casa do Tesouro Real e o Teatro Cuvilliés. A passagem dos séculos fez crescer no palácio uma mistura dos estilos arquitetónicos do Renascimento, Barroco, Rococó e Classicismo. Frente à entrada para o Pátio Imperial e na passagem para o Brunnenhof ("Pátio da Fonte") existem dois leões de bronze, dos quais se diz que tocar-lhes traz boa sorte.

O mais incrível é que como muitos locais históricos na Alemanha, praticamente todo o palácio foi destruído durante a 2ª Guerra e o que vemos hoje em dia é um trabalho de restauração sem precedentes.  A visita ao complexo do Residenz é formada por 3 atrações: o próprio palácio do Residenz Museum, o Tresuary (em alemão “Schatzkammer der Residenz”, o acervos de jóias e tesouros da coroa bávara) e o Cuvilliés Theater (teatro em estilo barroco ao lado do palácio).









     Outros locais interessante para se conhecer é arena do Bayern de Munique, possibilita visita internas, mas não realizamos pois optamos por ir noite para ver o estádio iluminado, chovia e fazia muito frio e devido ao horário já estava fechado a vista interna.

Allianz Arena é um estádio em Munique, Alemanha, inaugurado no final de abril de 2005, localizado na parte norte da capital bávara, no distrito de Fröttmaning. (Endereço: Werner-Heisenberg-Allee 25, 80939 München, Alemanha). 








O Englischer Garten, em português Jardim Inglês é um grande parque urbano, com cerca de 4,17 km², localizado na cidade de Munique. 
Neste parque é possível ver os surfistas locais surfando na onda que se forma no Rio. Para chegar lá é super fácil, as ondas ficam no Rio Eisbach que passa pelo parque Englischer Garten,  A melhor visão é você ficar em cima da ponte na frente das ondas.








Como chegar:  Pegue o metrô U-bahn linha U4 ou U5 e desça na estação Lehel. Siga em direção a rua Prinzregentenstrasse, ou pergunte qual é a direção do parque. As ondas ficam logo no começo do parque, direção contrária a Torre chinesa. Um ponto de referência é o Museu dos Nazistas Haus der kunst, as ondas ficam ao lado.





Museu da BMW , Se você é fã de carro esta é uma atração imperdível, vale muito a pena. No museu além de conhecer a história da marca, veículos antigos e atuais é possível fazer teste Drive e um Tour guiado na fábrica, lógico que tudo é pago.











 
 



Após 3 dias em Munique seguimos para Áustria, direção Salzburgo,  com uma parada na cidade  Schwangau para conhecer o castelo  Neuschwanstein – o castelo dos sonhos na Alemanha. Iremos contar sobre esta momento no próximo post.






Nenhum comentário:

Postar um comentário